Páginas

12 março 2008

EM REDOR DO DESENVOLVIMENTO MOÇAMBICANO

Tenho lido vários artigos, alguns escritos por grandes críticos, outros por apologistas políticos e mais por simplis curiosos sobre este tema, também fiquei sabendo que o Desenvolvimento de um país é algo ligado ao estágio sócio-económico desse mesmo país não simplismente o crescimento das exportações em relação às importações e aumento de investimentos externos que na verdade não dam emprego a niguém desse país sobre pretesto diversos.

Hoje o "Pensa comigo" está relacionado com o Administrador Público no seu mais alto nível de soberania estadual sobre o nível de prudência na tomada de decisões. há um ex-estadita que anda a dizer os estudantes o que passo a citar " apreocupação não deve ser de apontar o dedo aos que erraram mas sim de desenvolver as nações Africanas" para mim estes pronunciamentos induzem a um ocultar da História com o perrigo de voltar a cometer os mesmos erros de a 33 anos!

Acreditei que os Sociólogos não conseguem ser neutros quando investigam ou analisam o social. quando um Sociólogo da praça por sinal colaborador de um dos Jornais do país escreve o seguinte: "não importa se mais uma empresa do Guebuza voltou a ganhar mais um concurso ou não, importa as condições que lhe fizeram ganhar" para mim o erro deve ser identificado no sentido causa e efeito sim neste caso seria, porque ninguém ganha concursos quando está lá uma das empresas do Guebuza? as leis económicas são concebidas pela mesma pessoa que é o maior investidor do País acho que deve haver equilíbrio de modo os pequenos terem oportunidade de crescerem. sendo a liberdade meio e fim para todos os moçambicanos não para as empresas do Guebuza como tem vindo assuceder.

pense comigo