Páginas

13 março 2009

Crítica a maus tratos contra mulher afegã da direito 20 anos de prisão


Estudante afegão condenado a 20 anos de prisão por distribuir texto O Supremo Tribunal do Afeganistão condenou a 20 anos de prisão um estudante de jornalismo acusado de blasfémia por ter distribuído a colegas um texto crítico em relação à situação das mulheres submetidas à`lei islâmica. No Iraque, o jornalista que se celebrizou por atirar um sapato a George Bush cumprirá três anos na cadeia. veja aqui

A insustentabilidade do plano de parcelamento dos Bairros na Matola! (1)

Caro leitor e seguidores deste sitio, hoje nos propomos a desenvolver este tema que tomemos como exemplo concreto do "plano de parcelamento dos Bairros na Matola" quer dizer, poderia ser de todo o Moçambique mas como já disse Mia Couto "Ninguém pode pertencer ao mundo sem antes pertencer à suapequena aldeia" esta é a razão que nos leva a escolher Matola como refência para a nossa reflexão. as imagem abaixo fazem parte do texto e reflete o reial de uma lixeira no meio do Bairro e a escassez da agua.












Retrospectiva descritiva 1975-2009

"Com a independência do país, a 25 de Junho de 1975, recupera-se o nome original, passando a denominar-se Cidade da Matola. A Câmara Municipal passou a ser dirigida por um presidente nomeado pelo Governo de Moçambique, o primeiro dos quais foi Rogério Daniel Ndzawana. O sistema de funcionamento da câmara não se alterou substancialmente, se bem que passou a ser dada mais atenção às populações dos bairros mais necessitados, sobretudo na construção de fontanários de água.


Em 1980, por resolução da então Assembleia Popular (hoje, Assembleia da República), a Matola perdeu a sua autonomia ao ser integrada na cidade de Maputo. Esta anexação paralisou o processo de desenvolvimento da cidade.

Com o processo de democratização do país, abriram-se as portas para a restauração do estatuto municipal, confirmado pelas primeiras eleições autárquicas, realizadas a 30 de Junho de 1998. Na sequência destas eleições foram instalados os novos órgãos de poder local: a Assembleia Municipal e o Conselho Municipal.

O primeiro presidente do Conselho Municipal da Matola foi Carlos Almerindo Filipe Tembe, eleito nas primeiras eleições autárquicas de 1998 e reeleito em 2003. O seu falecimento súbito em Dezembro de 2007 levou à sua substituição pela presidente da Assembleia Municipal, Maria Vicente, em 10 de Janeiro de 2008".
conforme wapedia Porém, as últimas eleições realizadas em Novembro de 2008 derão vitória ao Arão Nhancale e seu partido FRELIMO tendo tomado posse a 5 de ferreiro de 2009. São no total oito vereadores que formam o conselho municipal que através deste órgão Nhancale promete acabar com a corrupção na matola.






Inteligibilidade Prospectivo

Dentro de toda a descrição acima dada é importante afixarmos que o estágio positivo ou negativo, social, político e económico dentro das obrigações do Concelho Municipal da Matola é da responsabilidade, e sublimão o heroismo do Dr. Carlos Tembe.

Portanto é dentro da Governação do Carlos Tembem que se planificou e se fez tanta coisa hoje visível na Matola mas o nosso ponto fulcral é ver a sustentabilidade dos Projectos e planos postos em prática como forma de prospectivar o presente mandato por sinal nas costas do Arão Nhancale.

Falaremos de três (3) exigência incontornável quando se fala de um projecto, plano racionalmente concebido:(1) A coerêcia, (2)optimização e a (3)sustentabilidade dos nossos Projectos, planos. Veja que há uma relação de encadeamento entre estas exigências o que significa a obrigatoriedade doas três.

(1)Coerência - "é termos as nossas próprias normas, que nos levam a agir de uma mesma forma, perante uma questão semelhante.Ser coerente pode ser uma virtude, mas também serve para que a pessoa se torne previsível. Os outros acabam por ter uma boa ideia da forma como vamos reagir e servem-se disso para nos controlar.Portanto no caso vertente do nosso objecto de reflexão, Plano de "parcelamento dos Bairros da Matola" o planificador, o emplemenador do plano devem ser elementos identificáveis do ponto de vista de acção, isto é, não pode de forma alguma haver situações em que temos que nos interogar se é a mesma pessoa dentro e fora desta ou da quela roupa ou equipamento, uniforme ou fardamento como queiramos! porque ele em situações semelhantes agi de forma igual.

(2)Optimização"Em matemática, o termo otimização, ou programação matemática, refere-se ao estudo de problemas em que se busca minimizar ou maximizar uma função através da escolha sistemática dos valores de variáveis reais ou inteiras dentro de um conjunto viável". em adminisração e Gestão tem haver com a ultilização racional de recursos tendo em conta as condições esxistentes e previsíveis para a realização dos objectivos fixados. aqui aporca torce o rabo! quais são as condições previstas para o parcelamento e atribuição de terrenos num bairro? hehehe... imagino a sua resposta! vias de acesso, condições de água e luz, e acima de tudo condições ambientais adequadas (saneamento do meio) como garante da saúde pública. será que os nossos planos contem esta componente? é o que vamos ver até la.

(3)sustentabilidade-é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planeando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro. Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:ecologicamente correcto; economicamente viável; socialmente justo; e culturalmente aceite.

Não nos propomos a fazer conclusões para não precipitar o jeito do seu pensamento caro leitor, por isso prefirimos deixar em aberto mas concilie o texto e as nossas imagens. quando tentei levantar esta questão com um grupo de amigos, um deles disse: os bairros da Matola foram concebidos para viver pessoas economicamene estável. por isso as mesmas não tem problemas de comprar agua a 6 meticais um bidão de 20 litros! eu disse será que a nossa planificação deve ser feita nesse prísma? se todos somos moçambicanos! mas a discunsão não foi longe por que quando ele ia me trazendo exemplos de Bairros como Belo orizonte, Hanhane, Tchume etc e ia concluindo que o josé ninguém souzinho iria procurar o seu meio! mas o que ligou mute em mim foi a minha memória que serviu para fazer buscas do pretérito onde numa das passagens da entrega dos terrenos a uma equipa feminina de Basket boll o saudoso Dr. Carlos Tembe dizia " os terrenos aqui na Matola não são para qualquer makhava fofo" fim da citação. agora, que conlusões a tirar? tudo bem, tudo bem, tudo bem... já sei os Bairro da Matola são concebidos propositadamente para a exclusão social, é por isso que: (1) Nos Bairros considerados dos não financeiramente poderosos pode se tirar lixo ou resíduos sólidos dos poderosos para se deitar nos não poderosos! (2) Não há preocupação de se verificar os trés ítens acima abordados porque se for a agua o poderoso pode comprar conforme os camiões e Tchovas os não poderosos vam esperando por um sinal de vida nas fontenárias abertas estrategicamente para aliciar o voto para o Nhancale! Quanto ao lixo, niguém vai reclamar depois de construir porque abandonar uma cazinha destas na imagem porcausa do lixo é defícil e mais os poderosos podem comprar leite, insecticida e outros meios de proteção sempre que necessário o resto se danem! não podemos perder o negócio de vender HO2 porque há miscelánia de classes! e mais conclusões pode se tirar.