Páginas

01 outubro 2008

PAULO IVO GARIDO É UM GESTOR OPERACIONAL

" Temos Pessoas que nunca saíram da cidade, mas, em contrapartida, há quem trabalha há mais de 25 anos na periferia. Os gestores dos recursos humanos não têm ideia da distribuiçõ de quadros. Os recém formados são colocados de imediato na cidade, contrariamente ao que devia ser" Paulo Ivo Garrido, Ministro da Saúde, in Diário de Moçambique, 19 de Setembro de 2008.

Este Ministro para mim já mostrou que fala mais do que faz. olha, o Ministério dele é o que mais descontetes reune. Que noção de motivação tem este senhor? Grandes administradores aconselham que é possível se tomar uma decisão contra alguém sem criar descontentamento.

Há uma outra questão que deveria se debater é sobre a questão dos resultados. Pelo menos na educação a eficiência do sistema educativo é mensurável pela rede de infra-estruturas, número de Professores formados; descentralização no sistema etc.. até chegar á Eficácia que já é visto pelo nível de resposta das necessidades sociais (Políticas, económicas e culturais). Portanto aumentar a rede escolar, retenção (não desistência); isto é, as taxas de escolarização e admissão, mudanças de currula ainda não são o resultado desejado.

Ora, no Ministério do Paulo, para além da "falta de médicos os mesmos não tem competência para nada, Os técnicos de laboratório são piores, os Gestores de Stocks nos armazém farmacéuticos não passam de criadores de fissuras para saidas ilegais de medicamentos; hoje são Gestores de RH que são medíocres"! (usei aminha memória) Eu desafio o Paulo a nos dizer em média quantas pessoas dão entrada nos nossos hospitais padecendo de uma patologia qualquer e quantas são tratadas com susseço? quais são as taxas de Mortalidade em todas as faxas etárias em Moçambique?

Parece que o Paulo apesar da vontade que tem em melhorar este sector a Metodologia por ele usado choca se com os resultados desejados (as pessoas ainda não sabem se prevenirem das doênças)! ele tem tomado meditas e apondato erros no sistema, e daí?

Enfim, Como é que o Governo não consegue colocar jovens no campo? quando as ONGs tem colocado jovens por 5 oumais anos a trabalharem no campo! Há estratégia conjuntural para isso?

Pense comigo

Governo vai pedir ao parlamento introdução de uma emenda ao Código Comercial

O governo vai solicitar ao parlamento a introdução de uma emenda ao Código Comercial, a fim de melhorar o ambiente de negócios do país, soube a macauhub em Maputo junto da Confederação das Associações Económicas de Moçambique.

O parlamento ou Assembleia da República reúne-se a partir de 2 de Outubro para a sua segunda sessão anual de 45 dias sendo de prever que na ordem de trabalhos conste o pedido de autorização legislativa apresentado pelo governo para rever o Código Comercial.
Uma fonte do Ministério da Indústria e Comércio disse entretanto que "a claúsula a ser alterada tem a ver com a exigência do capital mínimo", que será anulada deixando de haver qualquer limite mínimo para o capital social.

Actualmente, o capital mínimo para a constituição de uma sociedade em Moçambique é de 20 mil meticais, ou cerca de 833 dólares.

Em 2004, o governo moçambicano procedeu à revisão do Código Comercial e informatizou os seus serviços, o que permitiu a redução do tempo de espera para a constituição de empresas, sendo actualmente necessário menos de uma hora.
(macauhub) - 30.09.2008 veja aqui http://macua.blogs.com