Páginas

22 setembro 2008

Saber Estar?

"O mundo actual é muitas vezes um mundo de violência (...) Poderemos conceber uma educação capaz de evitar os conflitos, ou de os resolver de maneira pacífica, desenvolvendo o conhecimento dos outros, das suas culturas, da sua espiritualidade" (UNESCO 1996:83)

No final de semana ia à Laulane, no entanto, deveria apanhar um "Chapa 5" que ia à Hulene por razões que todos sabemos e o leitor já deve imaginar como é que o tal transporte estava entermos de lotação!

Não é que uma rapariga dos seus provável 12-13 anitos por força da inércia soqueia-me as costelas, logicamente! reclamei - olha,  sou pessoa amenina falhou a cadeira que serviria-lha de apoio por azar veio apanhar a mim.

Alías, a menina vinha acompanhada de um senhor de uma idade mais ou menos 45-50 anos e uma outra menina da mesma idade.

Depois da quela minha reclamação eu estou a espera de um pedido de desculpa então! onde recebo uma explicação segundo a qual o carro está cheio portanto há razão de ela estar a soqueiar toda gente no famoso chapa.

E eu, que continuo a achar que não obstante estarmos na quele local e na quelas circunstâncias o normal é pedir desculpas caso pise o dedinho de alguem! a menina toda arogante e mais tarde com o apoio do titio foram subindo e descendo sobre mim...

Só quiz aproveitar este episódio para esclarecer o "saber Estar". temos acompanhado que quando alguém se comporta de certa maneira as pessoas dizem parece de Hulene ou de Mafala mesmo Chamanculo. o que é que significa isto? é que as pessoas por exemplo de Fomento na Matola tem um comportamento padrão idem da Coop e por aí fora.

Para ser honesto, quando o senhor quarentão interviu em defeza da menina eu calei e acho que ele deve ter ficado com imprensão de superioridade mas na verdade ocorreu me a ideia de que, me encontrava num chapa que ia à Hulele portanto deve ser o padrão comportamental (cultural) das pessoas da quela zona. Sem querer ferir sencibilidades, é que nos chapas é frequente ouvir respostas a uma reclamação do tipo: "se não queres ser tocado compra o seu carro"  e eu me pergunto afinal o que é saber estar?

Será que saber estar é nos calejarmos (nos adaptarmos à ela) à violência? como muitos interpretam! porque no meu entender o facto de estarmos numa multidão não nos dá direito à agredir de quelquer forma aos outros sobre pretesto de estar no chapa ou uma outra razão, na verdade saber estar devia ser saber que estamos numa circunstância de vulnerabilidade e por isso temos que ser ponderados e num outro lado sabermos que involuntariamente podemos ofender os outros temos que estar à altura de pedir perdão aos outros não como sinónimo de inferioridade mas saber estar.

Pense comigo