Páginas

10 dezembro 2010

Wikileaks revela que Moçambique facilitou negócio do narcotráfico

Ricardo Oliveira Duarte, escreve aqui

O site do Wikileaks está a dilvulgar documentos que indicam que o regime de Maputo facilitou o negócio do narcotráfico, acrescentando que foi pago para isso.
O jornal Le Monda, que cita o site Wikileaks, avança esta quinta-feira que presidentes moçambicanos tiveram ligações directas ao tráfico de droga.

De acordo com telegramas diplomáticos, a embaixada norte-americana em Moçambique fala de «um um narco-Estado corrupto» e o segundo país mais importante na rota do narcotráfico, a seguir à Guiné Bissau.

A cocaína que chega do Brasil, o haxixe proveniente do Paquistão, e a heroína produzida no Afeganistão são drogas que alimentam o mercado sul-africano, ou seguem para a Europa utilizando Moçambique como base.

No país operam duas grandes redes, escreve o jornal francês Le Monde citando a correspondência revelada pelo Wikileaks, lideradas por dois moçambicanos de origem asiática: Mohamed Bachir Soleiman e Ghulam Rassul Moti.

As acções destes dois homens seriam impossíveis sem a cumplicidade do Estado, diz o diplomata nos telegramas. Bachir Sulleiman é referido como estando directamente ligado ao presidente Armando Gebuza e a Joaquim Chissano, ex-presidente, sendo que contribuiu para financiar a Frelimo e ajudou significativamente nas campanhas eleitorais dos dois políticos.

As denúncias referem ainda que a administração do porto de Nacala, célebre por permitir a passagem da droga proveniente do sudeste asiático, foi entregue a Celso Correia, presidente executivo da Insitec, uma empresa de fachada de Guebuza.

Ainda de acordo com os documentos, a polícia e os funcionários dos serviços de imigração recebem garrafas de vinho para fecharem os olhos e permitirem a entrada das drogas em Moçambique. O Sociologo, Carlos Serra, do Centro de estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane em Mocambique questiona aqui

Nota Reflexiva: Que relação tem EUA com Moçambique? Qual é a posição do Governo de Moçambique perante estas acusações? Ouvi o Primeiro Ministro ontem na Soico televisão a dizer que “as nossas relações diplomáticas com os EUA são boas”! até quando esta afirmação faz sentido? Desde quando manchar a imagem de todo um povo é uma relação boa? Mas também a embaixada dos EUA em Moçambique é um vigilante, espião ou agente secreto...???? para mim a Wikileaks vem alertar Mocambique do grande amigo que tem.