Páginas

01 outubro 2010

RECLUSO NÃO DEVE TER RESPONSABILIDADE SOCIAL?

Interrompido "banho" do muro do Cemitério de Lhanguene


O CONSELHO Municipal da cidade do Maputo mandou suspender ontem, com efeitos imediatos, os trabalhos de pintura do muro do Cemitério de Lhanguene depois que alegadamente tomou conhecimento, através de alguns órgãos de comunicação social sedeados na capital do país, de que as referidas obras estariam a ser financiadas por Momad Assif Abdul Satar, mais conhecido por Nini. Consta igualmente que para além das beneficiações, Nini, a cumprir uma pena na BO, iria financiar trabalhos idênticos no antigo Cemitério São Francisco Xavier, no centro da cidade.

Os trabalhos de pintura do muro do Cemitério de Lhanguene iniciaram há sensivelmente um mês, contemplando apenas a parte destinada à realização de funerais dos muçulmanos, cuja comunidade contribuiu para o efeito, no quadro das festividades do IDE. Tratou-se de obras que concorreram sobremaneira para a mudança do visual daquele lugar santo que se apresentava num estado lamentável. Leia mais

Pensa comigo

Credulidade do Elisio Macamo

Estou a seguir minuciosamente a opinião do Sociólogo Elísio Macamo, no jornal Notícias, já no seu número (4). Até agora e como sempre a questionar a forma que os moçambicanos fazem a crítica. Sobre tudo no que depende a autoridade analítica de um indivíduo. Ainda não o compreendi totalmente. No entanto, já dá para perceber que alguém está servindo de cobaia, sobre tudo quando as suas análises se baseiam nos estudos por outros feitos e os mesmos para ele “tem o hábito de justificar todo o fenómeno que ocorre no país com  recurso `a mesma ideia de que as pessoas estão a reagir ao esquecimento a que foram votados pelo Estado ignoram as críticas feitas aos seus trabalhos...”. Mais, Elísio Macamo exige provas para as autoridades académicas emitirem certas opiniões não repetirem o que os outros na mesma posição que ele dizem. Aqui parece haver contradição nas conveniências deste Sociólogo, porque a dado tempo diz que as conclusões dos estudos feitos por uma autoridade académica devem ser “corroboradas por outros estudos” e numa outra vertente retira o direito `a concordância!

Nota Reflexiva: 1- A quê nos induz, a quê nos relega, a quê nos influenciam as opiniões do Sociólogo Colaborador do nosso matutino Notícias? 2- O que fazer com os que nunca concordam connosco mesmo sem fazerem nada no âmbito do que fazemos sabendo que é indispensável?

Pensa Comigo