Páginas

20 outubro 2010

Poderes vitalícios são uma barreira constante ao desenvolvimento da África

Em Bulawayo, a polícia do Zimbabwe encerrou uma exposição de quadros do artista plástico, Owen Maseko, alusiva aos massacres perpetrados pela 5ª Brigada na região da Matabelelândia na década de 80. A campanha militar orquestrada pelo regime de Mugabe, e que passou a ser conhecida por «Gukurahundi», saldou-se em mais de 20.000 mortes.
Um aviso emitido pelo Ministério do Interior anunciou que a exposição havia sido proibida pelo facto do regime da ZANU-PF considerar que as “efígies, palavras e pinturas expostas retratavam a era «Gukurahundi» de forma tendenciosa”. Para proibir a exibição e confiscar os quadros, o regime recorreu a uma lei da era colonial que exigia que os artistas deviam obter previamente “licenças de entretenimento” renováveis anualmente.
Os quadros de Owen Maseko reflectem a dor e o sofrimento das mães que perderam os seus entes queridos durante a política de terra queimada posta em prática pelo regime da ZANU-PF na zona onde predomina o grupo étnico dos ndebeles e que nas eleições de 1980 haviam votado massivamente na ZAPU de Joshua Nkomo. Outros quadros de Maseko ilustram a burla que caracteriza cada escrutínio eleitoral organizado pelo regime de Mugabe, como o que aqui se reproduz e que o pintor chamou de “Flush Vote”, ou Autoclismo Eleitoral. Leia mais

Há quem diz que ele so quer aparecer!!!


"O Governo é uma entidade abstracta. Dentro do governo existem ministros, vice-ministros, directores nacionais (...). alguns destes estão a enriquecer à custa do povo. Mas há também gente séria. O que me preocupa é ver esses sérios e honestos a serem corridos de lá. Conheço, por exemplo, o Dr. Ivo Garrido e sei que não é corrupto e nem está associado à corrupção, mas foi corrido do Governo. Eu não percebo porquê? Conheço também o Dr. Eneas Comiche e sei da luta que desenvolveu no Conselho Municipal visando acabar com esquemas de corrupção (...), mas ele também foi corrido”, lamentou Jorge Rebelo.  Leia mais.

Nota reflexiva: Sabem que também já me fiz estas perguntas? Mas as respostas são sempre as mesmas não agradaram algumas pessoas do circulo do poder ou então os doadores não estão bem com ele, ou ainda então os colegas de trabalho se sentem prejudicados com ele. A questão é: A quem se destina o trabalho de um funcionário público? È aqui onde devíamos procurar a avaliação destes!...

O que significa diminuição da pobreza?

Verdade ou mentira aqui, aqueles que, de "uma ou de outra maneira alguma coisa fazem para o bem deste país", deviam visitar a história da evolução económica dos povos, talvez cheguem à mesma conclusão que nós chegamos. Só falta chamarmos novamente a carroça nesta crise.

Em que ano usamos caixa aberta para transporte público na cidade de Maputo?