Páginas

10 janeiro 2011

Referendo no Sudão em entrevista na TVM


Alguém prestou atenção na entrevista dada pela TVM aos académicos Dr. Luís Covane, ex- Ministro da educação e ex-porta voz do primeiro Governo de Armando Emílio Guebuza e o conhecido investigador, Dr. António Gaspar, ontem domingo, dia 09 de Janeiro de 2011, sobre o caso Referendo no Sudão ?

Luís Covane frisou o facto de este ser uma lição para os governos africanos, que precisão de fortificarem a democracia, unidade nacional e políticas inclusivas de administração pública do ponto de vista regional e sócio-político (igualdade na diversidade rematou Covane).

O Dr. António Gaspar, questionado sobre a possível abertura de um precedente para os outros estados africanos e alterando o convencionado na Conferência de Berlim em 1884-1885 (delimitação das Fronteiras)? Este que é bem conhecido pelo menos eu o considero extremamente parcial nas sua análises embora isso não venha ao caso neste momento, ele acha que o povo sudanês está no bom caminho caso vote no sim, pós conhece-se estados que vivem em autonomias regionais e estão bem em todas as vertentes e acrescentou dando exemplo de Portugal que tem as regiões da Madeira e Açores.

Notas Reflexivas: O que acha da posição do  Dr. Luís Covane? Parece que durante 5 anos viveu atado sem poder opinar livremente!!!

V. Dias, Reflectindo, Mano Ináncio Chire, Egídio Vaz se puder, e outros... gostaria de ouvir vossa opinião sobre este caso Sudão.

Não receiam que o sonho de um dia vermos a África unida volte a traz ao promovermos estas atitudes do Sudão? Lembram-se que em Moçambique chegou-se a pronunciar-se a palavra "divisão"? Até quando isso é bom? Que consequências políticas, económicas e sociais isso poderá trazer ao Sudão e a África em geral?