Páginas

09 abril 2008

Será que a Guerra é injusta?

Julgamos melhor procurar o sentido desta palavra Guerra segundo o Dicionário Prático de Filosofia da Elisabeth Clément et. al (1999:168) " qualquer espécie de combate, de luta ou mesmo de resistência (ex.: declarar a guerra contra a injustiça)" no seu sentido mais lato e no restrito "luta armada entre grupos sociais ou entre estados".



Silvestre Stalon (RAMBO) Americano, autor de filme de acção que reporta guerra, numa entrevista na Rede Record do Brasil, respondendo a uma questão sobre sua preferência em filmes de guerra afirma: " é que o estado normal da humanidade é a guerra a paz é uma calha"



Vaclav Havel citado pela Elisabeth Clemente chegou a perguntar se o homem ocidental não perdeu o sentido da existência ao renunciar o horizonte do sacrifício supremo, que lhe não está, contudo indissociável " Uma vida que não está, disposta a sacrificar-se a si mesma ao seu sentido não vale a pena ser vivida" diz Jan Patocka.



Pensa comigo. Porque é que Moçambique é Independente da opreção colonial? A Frente da Libertação de Moçambique fez Guerra. Porque é que a Renamo tem assento no Parlamento e é o maior partido da Oposição em Moçambique? fez Guerra durante 16 anos.

Ha um discurso feito pelos políticos em Moçambique nos últimos dias segundo o qual o diálogo é a melhor via para ultrapassar os problemas entre os políticos e a sociedade. a que a pergunta é: a LIVANINGO tem vindo a dialogar com o Governo a 10 anos sobre a poluição ambiental por Cimentos de Moçambique? A comunidade de Hulene sem precisar o espaço temporal vem reclamando a imundice que a Lixeira localizada neste Bairro proporciona a esta comunidade, sem falar da comunidade de Malhampswene que reclama a má localização da Lixeira do mesmo nome também a bastante tempo. A fábrica de Alumínio "Mozal" será que foi aprovado a sua construção com a vontade do povo, evitando começar pela má localização da portagem de Maputo que o povo só se vê mergulhado num sarrilho de benefícios da menoria!

Na verdade, o custo de transporte semicolectivo urbano foi regularizado porque o povo fez guerra, o Vaticano é um Estado soberano porque fez guerra para conquistar a mesma soberania.

Também é verdade que os povos confrontam os seu objectivos com objectivos políticos, combatem a indiferênça dos governantes, entram em conflito com outros povos, discordão entre eles, a guerra entre a RENAMO e a FRELIMO hostilizou a vida dos Moçambicanos, A mãe África lutou contra a opreção colonial, a violência perpetuda pelos Norte Americanos para os povos Asiáticos tem um objectivo (o Petróleo).

É por causa dessas razões todas que em mim a Guerra é sempre justa para quem desencadeia e não só, os meios justificam ainda mais para quem é posto em causa pela razão de uma guerra.

pense comigo.