Páginas

05 março 2010

Ao Sézar o que é do Sézar...

Postado por Samuel Alfredo Chacate aqui
Em Mandlakazi a História Exige que Deve se Devolver ao Matcekahomo o que é de Matcekahomo. A História de Mandlakazi segundo a tradição oral assim como as fontes escritas referem que Eduardo Mondlane cresceu apreendeu as primeiras letras na casa de uma tia sua de nome Nwamatcekahomo o que pressupõem que o pai de Nwadjahane Pai de Eduardo Mondlane é Matcekahomo.
Aquela mulher casada na família Bila levava o nome de Nwamatcekahomo por que o seu pai era Matcekahomo primo do Ngomukomu, Munsegui, e outros como Chipene e Nwahnovane antigo regulo por exemplo Agora se Nwamatcekahomo é filha do Matcekahomo então Nwadjahane pai do Eduardo Mondlane é também, porque esta é irmã do Nwadjahane Mondlane, o que quer dizer que Matcekahomo é o avô paterno de Eduardo Mondlane!
Então, perante estes factos como é que Nwadjahane é evocado em cerimónias de Kuphahla como sendo filho e pertença de Lhalala? Esta pergunta gera conflito no seio da família Mondlane que até chegam a dizer que Matcekahomo território é o segundo mais populoso dos território do distrito de Mandlakazi mas devido a este fenómeno de usurpação de poderes ninguém presta atenção nesta aldeia do tempo colonial, não tem escola os nossos filhos estão a sofrer outros estão em Chiguivitane outros ainda estão em Macuácua não tem escola pelo menos de EP2 e por que não de ensino secundário! Não tem posto de saúde estas comunidades no caso de doença recorrem a Maússe ou Mandlakazi em pleno Século XXI em que procura se aproximar Escola e Hospital onde estão as populações.
O caso electrificação do Campo, fez se tudo para saltar esta aldeia do tempo Colonial electrificou se Lhalala, Maússe e outras localidades deixando se esta aldeia no meio, gostaríamos de conhecer o arquitecto destas barbaridades? Questionaram os descendentes do Matcekahomo pai de Nwadjahane Mondlane.
Mas ficou claro na auscultação feita que Chalala não pertence a casa do Matcekahomo nem o Regulo João Maphaguelane este antigo regulo conseguiu ser regulo por que já na altura que os portugueses queriam montar e investir o poder local este sabia ler e escrever, então o primo dele NGOMKOMU que controlava as terras das povoações, até Lhalala lhe mandara para a administração encaminhando expediente chegado lá este respondeu em nome daquele regulado a aceitou ser investido mesmo sabendo que ele era representante do chefe das terras assim revestido de poder do governo colonial português transferiu se o poder de Chipene para Coolela.
O que me leva a escrever é o facto de o Governo colonial ter implantado um problema que foi herdado pelo Governo que libertou o país, este problema está a criar calafrios na família Mondlane, um outro facto nesta nova estrutura administrativa é o facto de hoje Nwadjahane ser tratado em cerimónias de Kuphahla como se de filho de hlalala se tratasse, quando não, este é o filho legítimo de Matcekahomo quem lhe mandara para controlar o limite do território entre Matcekahomo e Mugunwane cujos limites são as planícies de Nhaurongolo e Mangwenhane. Hoje isto gera conflito entre os filhos da família real e os restantes familiares que arrancam o poder aos filhos dos descendentes do Matcekahomo usando o saber adquirido na escola.
Para quem é de Mandlakazi, tomar isto como ponto de partida para pensar no problema implantado pela nova divisão administração, a nova divisão administrativa do Distrito de Mandlakazi Compreende os seguintes postos administrativos: Posto Sede, Lhalala, Macuácua, Madzukane, Ngonzene, Chibondzane e chidenguele mas se formos para ver as dimensões de Lhalala esta, entra duas vezes no território que se chama Matcekahomo.
Será que este problema vai ter solução? Segundo constou nos, o empossado líder vive na vila não sabemos como é que vai gerir este problema! O poder é doce quando é legitimo não é?
O autor promete aprofundar

Nota Reflexiva: A história não usa preservativo e as anestesias são temporários. E agora! quem diz oquê?