Páginas

13 outubro 2010

O que é racismo?

UM candidato negro é a esperança dos republicanos contra Obama no Congresso norte-americano, referiu domingo o jornal britânico Telegraph. Segundo este jornal, a poucos quilómetros de Fort Sumter, onde ocorreram os primeiros tiros da Guerra Civil, em 1861, Tim Scott, um cidadão norte-americano da raça negra, contou que nasceu na pobreza e num lar desfeito, trajectória muito parecida com a de Barack Obama.

Candidato negro para o Congresso, Tim Scott conversou sábado, em campanha eleitoral, com estudantes de North Charleston, aos quais contou ter reprovado no ensino médio. “Falhei em Geografia, Educação Cívica, Espanhol e Inglês. Quando se chumba em Espanhol e Inglês não se é bilingue, é se bi-ignorante”, contou.
Segundo o jornal, excepto por uma fatalidade, Scott será eleito para o Congresso em Novembro próximo, onde será “adversário feroz de Obama”, a quem “dá uma fulminante reprovação na sua presidência”, de acordo com a publicação britânica.

"As suas intenções podem ser boas, mas ele (Obama) está a levar-nos para a beira da falência. Agora o povo americano está simplesmente a dizer que já chega, que ele teve o suficiente", considerou Scott, citado pelo jornal.

De acordo com o Telegraph, Scott será o primeiro negro congressista republicano do extremo sul em mais de um século. Os republicanos esperam eleger pelo menos dois outros candidatos negros para o Congresso nas eleições do próximo mês. Trata-se de Allen West, da Flórida, e Ryan Frazier, do Colorado. Actualmente existem 42 parlamentares negros no Congresso, todos democratas. Os republicanos não têm nenhum congressista negro desde JC Watts, deposto em 2003. Ironicamente, a oposição à política do primeiro presidente negro em questões económicas e sociais constitui um factor fundamental de motivação para esta nova onda de negros conservadores.

O jornal cita Timothy Johnson, co-fundador da Fundação Frederick Douglass, um grupo que ajuda a promover candidatos republicanos negros, a dizer que Obama não foi avaliado adequadamente na eleição de 2008 por causa da sua raça.

"A eleição não foi tanto sobre o que Obama trouxe para a mesa. As pessoas votaram nele porque queriam se sentir bem consigo mesmas, que não eram racistas”, argumentou.

O jornal britânico cita ainda Scott a revelar sentir-se desconfortável sempre que lhe questionam sobre a raça. “Ele quer que seja julgado pelo seu carácter e não pela cor da pele”, referiu a publicação, segundo a qual, em Fort Dorchester, felizmente, ninguém perguntou a Scott sobre a raça ou por que um homem negro quer ser deputado pelo bloco dos republicanos. Leia mais

Nota reflexiva: Usar o negro para fins seja de que tipo pode ser um acto racista...

Pensa comigo!

PORQUE URGENCIA EM PRENDER?

UNESCO: Graca Machel e D. Tutu os inconfundiveis no prémio Obiang

Em 2008 o presidente da Guiné Equatorial doou 3 milhões de dólares à UNESCO para instituir um prémio em seu nome. Contudo devido às violações dos direitos humanos permitidas pelo regime de Teodoro Obiang o prémio foi suspenso e sucederam-se as pressões internacionais para a sua abolição. Neste momento o conselho executivo da UNESCO está reunido em Paris para decidir o que fazer. Hoje, um grupo de proeminentes activistas internacionais, entre os quais Graça Machel e Desmond Tutu, subscreveram um apelo para acabar com o prémio Obiang.

Leia mais