Páginas

27 agosto 2009

Eleições, Alguém me esclarece?


Estão agendadas eleições Legislativas, Presidênciais e das assembleias provinciais para o dia 28 de Outubro de 2009 em todo o território Moçambicanos. Da experiência que tenho (para não me chamarem de infantil como o que acontece aqui ) dos processos semelhantes já havidos no país, deparamos com muitos problemas mas neste momento apras me solicitar esclarecimento com relação à almejada transparências ou como Mazula prefere, "livres e limpas" tais como:

1- Número de inscritos = ao número dos votos na úrna ou pelomenos não superior ao nº dos inscritos;como será tratada esta questão?

2-A questão da equidade aos concorentes como é que a a CNE e o STAE estarão preparados para fazer face? Mesmo porque o Conselho Constitucional adiantou penalizar sem ter ouvido alguns moçambicanos ( aqui, em mim, se a lei favorece este tipo de situações! estão, há que precipitar-se uma emenda urgente à mesma, alguma coisa não está bem aqui...)

3-Voto dos Moçambicanos na diáspora. Mais esta! se nem internamente pelo menos a oposição não consegue colocar observadores esclarecidos em todas as mesas à altura do adversário, como é que será o processo na diáspora?

4-Nunca foi levantado problesmas relacionados com tipos de urnas mas já agora nunca é de mais falar sobre este estrumento importantíssimo para a segurança do voto depositado nela.

Bem, há muito que se pode solicitar esclarecimento como deve-se ver mas por enquanto ficamos por aqui.

PS: É que se não existe condição ou resposta para estas questões então não vale apena fazer teátro se não há adversário a altura do campião!

Pensa comigo