Páginas

21 julho 2010

Ligando Factos

Há dias que me juntei á imprensa moçambicana para refutar os desmandos de recursos naturais sobre tudo da madeira aqui ligado às nossas inquietações  Professor João Mosca diz que :

"...é sabido, através de outras realidades, que o tráfego de droga, de pessoas, de armas e a lavagem de dinheiro estão (quase) sempre associados aos poderes, seja por infiltração como por influência ou corrupção dos órgãos e de pessoas nos centros de decisão. Só assim é possível a mo­vimentação de milhões de dólares, o trânsito de toneladas de droga e a inoperância das instituições policiais e alfandegárias. E quanto maior é o tráfego e a lavagem de capitais, mais alta é a penetração no poder por parte dos malfeitores. Inver­samente, sabe-se que as organizações mafiosas são implacáveis com os detractores. Mata-se."

Leia na íntegra Tráfegos - Poder – Corrupção e mantemos as nossas questões.

Pensa comigo

Desafio da internacionalização da lingua Portuguesa

A presidência portuguesa da CPLP teve um papel decisivo ao apostar na projecção internacional do português, defendeu a presidente do Instituto Camões ao sublinhar que o próximo passo será a “refundação” do Instituto Internacional da Língua Portuguesa. Falta saber que contributo da Guiné-Equatorial, por exemplo, na defesa da língua... portuguesa.

“A presidência portuguesa estabeleceu o português como o pilar que faltava à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, salientou a presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho, ao considerar que a próxima presidência, a assumir por Angola, na cimeira da organização, em Luanda (Angola) no dia 23, deverá dar continuidade a esta política de internacionalização do português.
aqui