Páginas

27 abril 2009

Maria da Luz é por mérito


Apremeação da primeira dama da República de Moçambiçambique é por mérito do esforço que tem vindo a desencadeiar em prol da luta contra a malária; o reforço da auto estima dos Moçambicanos. Lembro de uma passagem que ela visita o bairro da Mafala em Maputo desapontada com o estado da drenagem lá existente e dizia " há wim não pode mu entcha leswo swa ku petela nsila lomu" traduzido em português não façam isso de meterem lixo nesta drenagem. Portanto para dizer que é um exemplo de educadora nato da nossa sociedade visível aos olhos de todos nós incluindo a Global Health Council força mamã.

Moçambique estuda novos métodos de evitar a contamição com HIV


O Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM) está envolvido no estudo de novas formas de prevenir a contracção do HIV no País. Para o efeito está a decorrer uma avaliação da capacidade exacta de se poder levar a cabo um ensaio clínico do gel Anti-HIV na luta contra o SIDA, denominado «Microbida». A fase prática só entrará
A Dr. Khatia Munguambe, da área de Assuntos Sociais no CISM, falando a jornalistas, na última sexta-feira na Manhiça, aquando da visita efectuada pela rede «Rede de Jornalistas Africanos de Pesquisa da Malária – Moçambique», inserida no âmbito do dia Mundial de Luta Contra Malária, aproveitou a ocasião para dizer que a investigação com gel Microbicida contempla várias etapas. “O centro está a contribuir numa etapa que se chama «estudo de viabilidade». Dentro desse estudo não usa o gel, o que significa que as pessoas que estão a participar no estudo de viabilidade não estão a usar o gel. O estudo de viabilidade serve para nós termos uma resposta exacta da capacidade que nós temos entanto que centro de investigação de levar a cabo um ensaio clínico”.
colabore