Páginas

24 agosto 2009

INCOERÊNCIA DO JOAQUIM CHISSANO


Numa entrevista concedida ao jornal @ Verdade, o Joaquim Alberto Chissano ex-chefe do Estado Moçambicano, questionado primeiro sobre a atitude do Tandja actual presidente do Níger, convocar recentemente um referendo no qual pedia um alargamento do mandado por mais três anos e venceu-o. se este episódio não constituia em si um retrocesso nos processos democráticoa em África? Chissano diz que ">As constituições podem ser alteradas desde que sejam feitas de uma forma democrática. mesmo no caso de aumento de número de anos (...) o que devemos reprovar são as formas ilegais de tomada de poder ou de mudança da constituição".

Ora, o ex-chefe do estado até aqui ia muito bem só que a sua tese para mim começa a não fazer sentido quando é chamado a opinar sobre o Zimbabwe! vejamos então como é que se desenrola o diálogo:

(v) Em relação ao Zimbabwe, está confiante no processo de transição? (JC) pensoo que foi o melhor arranjo que se podia fazer para se sair daquele impasse. As pessoas estão a ler de uma forma invertida. O Mugabe é que estava no poder...(v) Mas a oposição venceu as eleições legislativa em Abril de 2007... (JC) Mas porque é que analisa o conflito Zimbabwe apartir de 2007? os problemas não começam aí. (...) a crise no Zimbabwe arrasta-se desde a independência, em 1980. Os acordos de Lacaster House prometeram coisas que nunca foram cumpridas. (...) não foi o Mugabe que não cumpriu (...)Aí começou a haver pressões para o reconhecimento do MDC que até há uns anos nós nem conheciamos..." E Daí?

Nota:1- Chissano é pela legalida, já é muito bom!
2-As constituições podem ser alteradas mesmo sendo para perpectuar o poder de alguém! desde que isso seja feita legalmente ou por outras, o povo legitime. também concordo.

3-O que para mim considero de incoerência, é que Chissano não nos mostra onde reside a ilegalidade do surgimento do MDC porque Tsvangirai e MDC são legitimados pelo povo Zimbabweano! A permanencia do Mugabe e da ZANU-PF no poder é que constitui uma ilegalidade total. Os factores históricos não legitimam de maneira alguma o poder do Mugabi. Quem disse que o MDC não quer a libertade do Homem e da terra Zimbabweana? vais ver o povo Zimbabweano não tem a mesma percepção pelo MDC é por isso que votou.

4-Creo que para um mediador que é, não é sensato ser se tão parcial quanto nos apresenta nesta entrevista...

Pensa comigo