Páginas

06 janeiro 2009

TPM Infeliz!

Dias atraz, a empresa TPM (transportes Públicos de Maputo) introduziu um novo producto no mercado para serviços de Expresso, neste caso vou me debruçar sobre o colocado na rota Baixa "Tchumeni". É uma verdadeira infelecidade na segmentação do mercado! veja caro leitor, o auto-carro parte da baixa e ao que eu saiba e curiosamente só para em Tchumene! qual é o público alvo? nós esperavamos paragens específicas para beneficiar mais gente. Infelizmente, o auto-carro tem feito viagens totalmente vazia quando na quela via há muito necessitado deste producto! para não falar do desperdício de meios públicos que em pouco empo vam reclamar renovação da frota e sem meios para o efeito quando estam a usar irracionalmente os meios disponíveis!

Pensa comigo!

Optimismo do MC. Róger

Porque nos interessamos por certas coisas? muitas respostas podemos dar a esta questa , neste caso, a primeira seria a a sua mediocridade que pode nos tornar mais curiosos, a segunda seria a maravilha que nos proporciona e a última e mais importante para nossa mania é o nada! ah, ah, ah... já viu como Deus é nos curioso! tudo bem, vamos então ao tema.

Tenho me questionado várias vezes sobre esta palavra, o que (re)tirou a minha resistência foi uma entrevista concedida ao músico e trabalhador Mc. Roger, a entrevista estava relacionada com o lançamento do seu último vídeo clip com a música “ Avança não recua” e ele dizia, “chega de pessimismo que saibamos valorizar os bons feitos”! Como se estivesse a refirir a sí mesmo que antes foi pessimista e agora mudou de ideia! Mas a questão não é essa, é sim, a percepção que ele (Mc.Roger) tem do optimismo, será para ele a auxência da crítica pelo que os que “em vez de falar fazem” (como ele se intitula) tem nos brindado? O optimismo do Mc. Roger está relacionado com os resultados conseguidos ou com o futuro que esperamos consiguir? Ora, veja caro leitor, “A verdadeira razão por que todos nós pensamos tão bem dos outros é que todos temos medo de nós próprios. A base do optimismo é o puro terror. Julgamos que somos generosos porque atribuímos ao nosso vizinho a posse daquelas virtudes que pensamos poderem vir a beneficiar-nos. Louvamos o banqueiro para podermos exceder o nosso crédito, e encontramos bons princípios no assaltante na esperança de que nos poupe as carteiras. Acredito em tudo o que disse. Tenho o maior dos desprezos pelo optimismo” quem assim o afirma é o. Oscar Wilde, in "O Retrato de Dorian Gray" o que estamos a dizer é que, Moçambique em 2008 fez muito a través do seu desenvolvimento político, tecnológico e económico mas isso não minimiza o terror que os Linchamentos tem provocado ao povo moçambicano pela fraqueza do nosso sistema de justiça, o bom não é maior ao barrulho que acrise dos combustíveis provocou com os efeitos do 5 de fevereiro, será que todos os nossos feitos de 2008 são superior a dor e ameiça semeiada pelos criminosos insentivados pela fraqueza da segurança pública? Pelas perdas materiais provocadas pelos incêdios que devoraram várias isntituições públicas e privadas? Será que os resultados são bons á semelhança da falácia da revolução verde? O único que sensato é o Aris Aly que reconhece as fraquezas como forma de as torna-la oportunidades. Sim, porque a frequeza na Educação não é para menos! Será que a Mortalidade em moçambique reduziu o suficiente para dizermos que a saúde é óptimo, mesmo o mano Zaca não vejo a razão de optimismo pelomenos quanto aos resultado é verdade que o futuro é promissor e daí? Optimizou? O que nós temos noção é que o Bom é o perfeito e talvez comporte um mínimo de mal para um máximo de bem! será isso que se refere o optimismo do Mc. Róger? Como não tenho respostas, prefiro continuar a julgar melhor admitirmos o mal no nosso seio como meio do progresso! Então, nada é eficaz! por isso, continuemos a trabalhar face a isso. abraços