Páginas

26 janeiro 2009

Jorge Rebelo Arranca o Veu Místico da História de Moçambique

Segundo a STV, J. Rebelo revelou aos jovens que Eduardo Chivambo Mondlane, o arquitecto da unidade dos Moçambicanos embora tenha sido assassinado por uma bomba "montada na correspondência dirigida para ele" sua morte não ocorreu no seu escritório como vem reportado nos livros de História mas sim numa casa da praia de uma tal americana.


Notas Reflexivas: Quem era para a FRELIMO essa dita americana? Porque é que Mondlane iria fazer seus despachos numa casa da Prais envez do escritório? qual é o mal dessa informação constar nos textos didácticos de História? Porque é que se ocultou todo esse tempo? Já agora! dá para confiar no que aprendemos ou temos que ser críticos sempre?... quem são os apóstolos... neste caso?

Com a Crise Económica que Sindicalismo?



Vale apena pensarmos com ele, quem entra num centro de emprego, no Barreiro, Setúbal ou em Braga (apenas alguns exemplos) depara-se com muitas cadeiras e gente sentada. Todos aguardam. Alguns, (cada vez mais) estão ali pela primeira vez, com o impresso passado pelo ex-patrão para se inscreverem, outros, alimentam a esperança de sair dali directamente para um emprego. O que os une é o facto de estarem desempregados.

Estes trabalhadores, estão entre os milhares que procuram todos os dias um emprego independentemente da sua profissão, vão em busca de requalificação profissional ou de orientação sobre o Fundo de Desemprego.

O mesmo se passa em Barcelona, mas na sede das 3 centrais sindicais (CCOO, UGT E CGT) que, em parceria com o Governo da Catalunha e as associações patronais, mantêm um serviço de aconselhamento, cuidam de qualificação e requalificação profissional e da recolocação no mercado de trabalho. Diariamente, passam por ali centenas, actualmente milhares de pessoas. Ler na íntegra aqui http://www.esquerda.net

Notas reflexivas 1: neste índice de desemprego qual é o papel dos Sindicatos em Moçambique? 2: Quando é que os Sindicatos se fazem sentir em Moçambique? 3: Que trabalhador (operário, campones, técnicos médios e superiores) estão sindicalizados? que mensagem os Sindicalistas Moçambicanos tem levado para cada grupo social de trabalhadores?