Páginas

11 março 2009

Feitiçaria é ou não uma realidade?


Antes de mais gostaria de convidar vossa participação neste caso,C. Duma; J. Mutisse, A. Macamo Nyinkiwa, Egídio Vaz e não só, todos que possam de alguma forma darem suas contribuições a esta questão.

O Jornal notícias do dia 10 de Março do ano em curso reporta na sua pagina 23, história de cinco irmãs que juntaram-se para matarem os seus próprios tios! confira aqui a ordem natural dá direito a vida, porém indivíduos ha que movidos de sei lá o qué tiram vidas! se eu fosse juiz dava-as pena "máximas".

Vamos então ao epicentro das nossas reflexões, há informações segundo as quais a "crise social no seio da família data de há já algum tempo e vezes houve em que o caso teve de ser dirimido nas estruturas políticas locais, bem como a nível dos tribunais mas sem susseço" (idem). Se a justiça não consegue resolver um caso destes quem então irá resolver? porque ele defacto existe e apoqueta a sociedade! lembra-se dos linxamentos? qual é a sua razão? é ou não uma realidade? porque é que não se ataca as causas e estancar de uma vez com os efeitos! O PR já veio ao público dizer que os casos de linxamentos (justiça com as próprias mãos) devem ser identificados os mentores e de imediato julgados e condenados! veja que o chefão não está a dizer para os criminosos serem identificados julgados e de imediato condenados! porém não consegue controlar a causa dos linxamentos (crime)! neste caso então qual é a causa do crime? é obviamente oque não constitui objecto de análise pelo nosso sistema de justiça apesar de existir no nosso seio e semeiar desgraça na família moçambicana estas irmãs malucas ganharam desrespaito as normas por razões do nada mesmo as autoridades médicas provarem que são pessoas psiquicamente normais! é por isso que perguntamos mas afinal, feitiçaria é ou não uma realidade? que lugar é dado no nosso código Penal mais uma vez solicitamos a participação de Juristas, Atropólogos,Historiadores Sociólogos e tantos outros para olharmos este assunto com olhos de ver.