20 novembro 2009
Seminário sobre qualidade de ensino no país
O escritor moçambicano e professor universitário Calane da Silva é da ideia de que um professor que é formado no sistema actual de “10ª+1” e “12ª+1” não está em condições de preparar melhor os alunos para saberem ler e escrever, visto que “ele mesmo ainda tem insuficiências que todos nós conhecemos”.
Por outro lado, Da Silva critica o facto de no sistema de ensino (da 1ª a 12ª classe), o programa não prever a leitura integral de livros. “O que acontece é que os alunos só lêem trechos de obras, que estão nos manuais”.
segundo Zeferino Martins,director do Programa Integrado da Reforma da Educação Profissional (PIREP) "as Gerações de crianças e jovens nos países africanos foram marcadas por uma filosofia pedagógica que defendia a presunção do chumbo: todos (...)estão chumbados até prova em contrário! Chumbar era a norma e passar era a excepção”, descreveu a fonte, querendo mostrar que era preciso abandonar o sistema de reprovação, pois fazia parte de uma doutrina colonial, virada para a estigmatização dos negros.idem
Nota Reflexiva1: não é que todos os que defendem reprovações para a qualidade do ensino são professores eleitos!
Nota Reflexiva2: Há quem diz que a falta de qualidade no nosso sistema de ensino está relacionado com passagens semi-automáticas! sorry mas aqui devo dar razão ao Kutumula, as faculdades de educação existem para criarem o que Paulo Freira chama de "curiosidade epistemológica". Sim, porque essa maneira de ver as coisas é sem dúvidas preconceituosa!
Nota Reflexiva3: Há uma luta renhida de se prover a dignidade, identidade e autonomia do professor, o que é legítimo, mas aqui a meu ver, esta revindicação é extremamente sintomática! é que o professor até ao nível superior nega redondamente dar estes direitos ao seu educando! veja que o aluno entra na escola aos 6 anos a saber contar e somar na sua lingua materna, o mesmo quando chega à escola já não sabe! por que? Com as TICs há alunos que tem um nível de desenvolvimento mais do que o seu professor o professor com seu mau senso luta por desreconhecer estes conhecimento esquecendo que o conhecimento se (re)produz no próprio educando. isso acontece em todos os níveis de ensino em Moçambique.
Responsabilidade partilhada. sim, todos os actores do sector tem uma quota parte, mas não esqueçamos que o professor nunca será dispensado por isso a sua motivação sobre tudo com salário, salários dignos porque hoje no mundo associado à questão de segurança os poderosos passarão a pagarem professores para trabalharem com seus filhos sem precisarem de sair de casa e porque serão bem pagos a entrega será maior, é falacioso o discurso segundo a qual "em todo o mundo o professor é a classe dos mal pagos" há Paises chegão a 25% do Orçamento Geral do Estado a financiarem educação, em Moçambique o professor é o maior "esfomeiado" que existe.
Em Moçambique o ensino nunca teve qualidade, há estudos que mostrão isso. mas o professor já foi respeitado embora pobre... Pé discalço, sem casa condigna, no bairro ou na comunidade, o professor é o mais pobre! Hei!... deve se trabalhar para a motivação do professor salários, salários nada de estórias e disculpas esfarrapadas o funcionário da Autoridade Tributária vive melhor que um Professor! Porquê?
Só mais uma perguntinha no Brazil, a execução dos programas (currícula) locais é finaciada pelo Estado em Moçambique até os guardas a associação de Pais é que deve Pagar! consequencias, Sequestros, banditismo nas escolas fracaço total do currículo local! eu pelomenos esperava que com esse tal de currículo local o que o INEFP está a fazer fosse feito à esse nível tendo em conta as especificidades de cada comunidade e seus recursos naturais! Yent, é lata em todo o lado seminários de distribuição de subsídios só...
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