Páginas

30 junho 2008

Avaliação no Show de Talentos

Não conheço perfeitamente o Perfil dos membros do juri deste envento. sei por exemplo que um é actor de teátro no Avenida, aseguir é empresária de uma escola de dança, e o último ném tão pouco dele sei (da direita a esquerda).

A minha preocupação nesta postagem é ouvir o comentário dos visitantes deste blog sobre os objectivos da avaliação quantitativa feita pelos membros de juri neste envento porque vejamos:

Em Administração ou Gestão de empresas a avaliação é feita com um objectivo de 1- controle de ualidade da matéria prima; 2- Inspenção de qualidade na linha de montagem, este é usado mais nos Recursos Humanos para avaliação de desenpenho. portanto a avaliação permite " à comissão de avaliação adoptar medidas Motivacionais, organizacionais e valorativos para o melhoramento ou manutenção dos resultados" I. Chiavenato (2000:332).

O que tenho notado no Juri do "Show de Talentos" me parece mais exibicionismo do que pedagogia própria para o efeito como vimos acima a questão emoncional é fundamenal na avaliação e o pedagogo tem um papel fulcral nesta questão e não só.

O Sistema Nacional de Educação felizmente chegou a conclusão de que a maior razão das desistências da rapariga até do educando em geral é o sistema de avaliação. por exemplo como se explica que alguém reprove duas vezes numa classe? o docente está a fazer o que? neste caso eu colocaria a seguinte questão em relação ao juri do "Show de talentos" os senhores participam na programação e preparação dos Talentos?

ah, ah, ah... há vezes que o juri aparece adizer o seguinte: "te candidataste para cantar não para dançar" nesta situação apergunta seria na sua época fazia se espetáculos somente cantando impavidamente?

Em relação as classificações. não compreendo até agora o tradicionalismo que é dada a avaliação a que neste envento estimular os bons e continuar a desistimular os que precisam do estímulo e motivação dos jurados! quero dizer, eu vejo a ancia com que aguardam a chegada do misto de guitara para vir dizer tens 10, es o melhor de todos, não que não seja mas a preocupaçõ não deve ser deste porque já o é... que rescatemos os que estam a ficar.

sincerramente não é nada pessoal mas gostaria que melhorasse este aspecto porque primeiro foi um tal de Miranda na "Fama Show" assistido a chamar pessoas de todos os nomes como, "Burro" ou porque não tens nada de cantor procure outra área! que vechame não nos tratemos assim.

Pense comigo

6 comentários:

Reflectindo disse...

Boa preocupacão. Este tipo de avaliacão é quase internacional. Sei que na Dinamarca, Suécia e Noruega funcionam assim mesmo e tenho me revoltado por achar uma avaliacão anti-pedagógica. Por vezes até parece-me humilhante aos participantes. Não sei bem se é uma das formas de entretimento.

Reflectindo disse...

Boa preocupacão. Este tipo de avaliacão é quase internacional. Sei que na Dinamarca, Suécia e Noruega funcionam assim mesmo e tenho me revoltado por achar uma avaliacão anti-pedagógica. Por vezes até parece-me humilhante aos participantes. Não sei bem se é uma das formas de entretimento.

Unknown disse...

Forma de entretimento a onde!...

Uma minha professora Cubana uma vez me chatei com ela por ter dito que em Moçambique há professores não há pedagogos é por isso que a eficiência mede se pelo número de reprovados. se na suécia e outros Países é assim é a tal indiferênça de quem detem o poder porque muitas vezes os pedagogos chamaram atenção com relação a este método.

portanto, em Zimbabwe é assim! na União Africana e SADEC também é assim mas não está correcto.

Obigado JS por também ter visto

Reflectindo disse...

Amigo Chacate, não estou concordando com a maneira deles antes pelo contrário me irrita e me envergonha. Sei que há artista que desistem a uma competicão, simplesmente porque querem evitar humilhacão em público.

Mais uma vez, desejo que tenhas boas férias!

Ximbitane disse...

Obrigada pela visita ao meu espaço, brevemente adiciona-lo-ei as minhas especiarias. Entretanto, desejo que tenha boas ferias.

Unknown disse...

Obrigado reflectindo.
abraços e bom trabalho