" O Director Províncial da Educação em Inhambane diz que quem se formar sem autorização da Direcção Provincial de Educação em Inhambane não será pago pelas habilitações que tiver reunido nessa formação. porque quem deve programar a formação dos Professores é esta Direcção" Radio Moçambique 7 horas do dia 03/10/2008.
Eu já não estou a entender nada todos os dias clama se pela falta de Profesores formados! afinal!!! o problema não é esse, há muitos professores só que não exercem esta actividade porque são mal pagos e preferem outras empresas e o SNE por sua vez vai recrutando os recem graduados da 10ª e 12ª Classes porque aceitam as condições impostas. o Director Províncial de Inhambane deve saber que o professor só pede autorização para se formar, se esta prejudicar o cumprimento das suas obrigações profissionais. Agora, se for curso noturno não vejo a razão de negociação!
Pense comigo
03 outubro 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
As vezes os meus compatriotas me surpreendem. Ainda esta semana estive para elogiar ao director provincial de educacão em Inhambane ao pretender massificar a educacão naquela província.
Agora entendo que é apenas propaganda pois não se aposta à qualidade mas à quantidade. Se qualidade lhes interessasse não estaria a educacão em Inhambane a proibir que o professor elevasse o seu nível académico.
É o que isso significa? Quem quer estudar tem que ser lambebota?
Há quem diz que a formação em diversos Ministérios tem sido feito sem obedecer um programa específico.
E eu mesmo com essa justificação não vejo razão de interdição porque os planos de formação não deveriam ser feitos olhando somente para o lado institucional ora, isto faz com que as pessoas quando concluem a formação já não podem fazer nada porque devem ir à reforma.
O Director Provincial devia saber que o indivíduo também tem seus objectivos!
Afinal qual é o problema da educação mesmo? falta de professores qualificados ou falta de cobertura orçamental para receber e manter bons profissionais?
Dizem que é um dos melhores Directores que o Sistema tem, embora ninguém consegue dizer porqué?
Chacate, a mim em nada surpreende a atitude desse dirigente pois ele é dos que, tendo medo de achatar a balofa bunda nos bancos da escola, prefere cortar as pernas dos que pretendem avançar.
Outro receio sera, sem duvida, o de ver "um professor qualquer" que na posse de um canudo ocupara a cadeira que ele insiste em entortar.
Um professor em constante formaçao é o professor ideal. A formaçao continua é extremamente importante. Imagina que antigamente as pautas eram passadas a caneta e hoje sao feitas no computador. Como esse professor evoluira?
Ultimamente as tecnologias tem facilitado o trabalho do professor pois basta-lhe apenas lançar as notas que programas instalados fazem o resto.
Onde aprendera isso o professor de hoje cujos pés sao amputados?
Sim Ximbita!
Só que segundo a do defesa do Director, "aformação de Professor em exercício deve ser feito de acordo com o plano da Direcção Provincial". para equilibrar o Orçamento do estado com o peso e um professor devidamente preparado.
É a tal posição defendida Sociólogo E. Macamo na Política. termos "o Político como objacto não como sujeito"
Neste caso, Infelizmente
o Professor é objecto do SNE!
Obrigado
Postar um comentário