Páginas

02 dezembro 2008

MAIS UMA FRAUDE NA UP

Fiquei sabendo que os estudantes da Universidade Pedagogica dos cursos de Administração e Gestão de educação vão ser submetidos a mais um exame da cadeira de Desenvolvimento curricular em causa está um exame da mesma cadeira feito no dia 27/11/2008. segundo Gerónimo Teixera, houve faude no decurso daquele exame há estudantes que foram encontrados com guião de correcção do mesmo. Pelo que os estudantes deverão voltrào a realizarem um exame nesta cadeira no dia 04/12/08.

Além de tentarmos pegar o vento pelas mãos porque é que não vamos para o fundo das questões! o que motiva as pessoas sobre tudo na UP a optarem pela falsidade? será que os docentes estes são verdadeiros? quem facilita a falsidade? é caso para dizer que não só quando falta dinheiro na caixa é que houve desvio como também quando está a mais. porque é que essas falsidades estam a aumentarem agora na direcção do Uthui? será que este aumentou a vigia? ou Machil é que era mais vigilante por isso não havia como isso acontecer! será que nas outras Universidades Públicas a falsidade tem a mesma porporsão que a UP? volto aperguntar Quêm são os docentes da UP? esta pergunta é fulcral embora António uma vez descordou comigo aqui.

Pensa comigo

10 comentários:

amosse macamo disse...

O Machil nunca foi contestado em termos de administracao da UP. o que se pretendeu com a sua substituicao, era dinamizacao da instituicao e uma especie de refreamento, a uma corrida desenfreada que a UP estava tendo. de facto, quando o Utui entra, a primeira medida que toma, foi de abrandar o ritmo de expansao da UP, para retoma-lo assim que as condicoes estiverem criadas. Machil, com o tempo e os novos desafios que tinha imposto a ele mesmo, ja nao era capaz de ver o obvio, uma especie de anarquia que reinava, acobertada pelo ritmo expansao, que era visto com bons olhos por todos. os desafios que a UP se impos, implicaram de certa forma, que aumentasse o seu recurso humano e ai esta, a questao da selecao na pressao nunca ºe perfeita. o Utui, quer agora mostrar trabalho e ninguem o pode censurar por isso, pelo que todos os podres que antes eram varridos para debaixo do tapete vao agora sair, numa tentativa de purificar a UP, pois aos olhos de muitos, esta ºe vista como uma escola secundaria superior!!!
ha que credibilizar a UP, para legitimar os quadros que sao formados la e que nao pautaram pelos mesmos esquemas, porque calar significa misturar todos.
deixe me agora contar-te um negocio que tenho conhecimento, pois, investiguei ate ao fundo, onde, um director destas escolas que andam aos montes, entrega o conteudo dos exames e folhas de exame ao filho, para que faca negocio com estudantes. aos olhos de todos, quem furta e negoceia os mesmos, ºe o filho do Director, mas no fundo, sabemos que eles, sao uma associacao para delinquir, porque concertam, executam e dividem o produto....que dizer amigo Chacate? que dizer?

Unknown disse...

Obrigado pela visita Ponyombo, concordamos que o resgate da imagem da instituição é estimável a questão de fundo que eu gostaria que olhassemos é a causa dos males que desacreditão a UP! de modo a evitar dizer que houve deixa andar para legitimar a nossa administração. já viu aí? ora, se os Docentes desta universidade são mesmo credíveis qual é o perfil deles para comparar com o tipo de formando que produzem. Qual é o nível de exigência atenção, exigência não reprovações massiças como custumo ouvir com muitos analistas a confundir reprovações como sinónimo de qualidade já viu o tipo de docentes da UP? verdadeiros dumbanengueiros... e daí. Quanto às questões que me propõe se a direcção superior desempenhar a função de controle poderá detectar isso. mas ok, qual é a universidade que não está a espandir? o número e tipo de faudes é igual as da UP? não sou contra a mudança de pessoas nos cargos pelo contrario!mas como é que damos continuidades dos projectos dos nossos antecessores isso é que me preocupa.

Thanks Macamo

Júlio Mutisse disse...

Amosse, plenamente de acordo.

Unknown disse...

Prazer pela visita JM. abraços

Ps/ visitem o Magazine Independente do dia 03/12/08 na pág 26.

Ximbitane disse...

Chacate, apesar de condoida pelo teor bélico, tendo em conta a minha posiçao nessa instituiçao, muito me alegra saber que mais uma fraude foi defraudada.

A UP é uma instituiçao enorme, cometeu os seus erros, num passado recente sim, mas nunca escondeu a cara ao pretender lava-la, dai o que se tem visto ultimamente: fraudes e mais fraudes denunciadas.

Infelizmente, como em qualquer area ou instituiçao do Governo, muitos ha que nao resistem ao capricho da mola, mas, sublinho, mas nao sao todos. Dai, ao falar-se da idoniedade dos professores da UP, peca-se ao generalizar.

Convidaria ao ilustre amigo a fazer uma introspecçao mais exaustiva do assunto, vai descobrir que alguns peixes sao podres e mancham todo o saco apenas porque este tem o timbre da UP.

Como dizia, ainda que por outras palavras, o actual Reitor, se ha algo a denunciar, sejamos mais claros e concisos: em que delegaçao? qual faculdade? que departamento? que area cientifica? que docente? etc, etc!

PS: Nao sou advogada de ninguém!

Bayano Valy disse...

caro chacate,
talvez a questão seja de sabermos que estruturas existem dentro da up para detectar e parar-se com este tipo de atitudes.

Unknown disse...

Ximbita, Concordo plenamente que a generalização pode nos levar a erro. A questão era a UP como todo um sistema não as suas parte, mesmo para evitar apontar o dedo a este ou aquele. BJs

B. Valy Fiquei sabendo que alguns estudantes que os nomes foram publicados como defraudadores (caso certificados falsos) as escolas de origem já confirmam a autenticidade dos mesmos, é que essa tentativa de corrigir o pretérito recente deve ser acompanhado com a devida prudência para evitar falácia.abraços

Maarten disse...

Olá,
Desculpe-me por contatar você gosta disto, mas estou fazendo alguma pesquisa sobre o Moçambique e encontrei o seu endereço de e-mail no seu blog. Eu quis fazê-lo uma pergunta.
Mas deixe-me introduzir-me primeiro:
O meu nome é Maarten Bels, tenho 30 anos e sou originalmente de Holanda. Atualmente vivo nos Estados Unidos com minha esposa e duas filhas. Trabalho para um jornal local em Jonesboro, o Arkansas.
Espero que o meu português não seja demasiado mau.

Estou trabalhando em um banco de dados da política e os partidos políticos e eu estamos fazendo a pesquisa sobre a política do Moçambique. Às vezes não é fácil encontrar a informação do Moçambique e estou esperando encontrar um contato amistoso no Moçambique quem pode responder talvez a algumas das minhas perguntas ou ajudar-me a encontrar alguma informação.
Já encontrei muita informação que eu procurava mas agora mesmo estou procurando os logotipos ou os símbolos dos três pequenos partidos políticos no Moçambique:
1) Aliança Independente de Moçambique (ALIMO) (Khalid Sidat, Sergio Nenes)
2) Partido de Unidade Nacional (PUN) (Hipolito Couto, Bachir Kassimo)
3) Frente Democrática Unida (FDU o FUD) (Mariano Pordina)
Esses são pequenos partidos que são a parte da união eleitoral RENAMO e eu quis perguntá-lo humildemente se você pode tentar ajudar-me a encontrar os símbolos desses partidos (mesmo se ele é somente uma descrição) pelo CNE, STAE ou o Ministério da Justiça. Talvez você tem os contatos direitos para isto. É muito difícil para mim fazer.
Obrigado pelo seu tempo e atenção. Desejo você e a sua família todo o melhor. Espero que você tenha uma boa nova semana e espero ter notícias de você logo.
Todo o melhor,

Maarten Bels
Jonesboro, AR
USA
maartenbels@gmail.com

Bayano Valy disse...

caro chacate,
se as escolas provaram ser autênticas, onde está a up a corrigir ou actualizar a informação que forneceu em primeira mão?

Unknown disse...

B. Valy, acredito que deve não constituir preocupação da up repor a imagem dos inocentes!