Páginas

26 janeiro 2009

Jorge Rebelo Arranca o Veu Místico da História de Moçambique

Segundo a STV, J. Rebelo revelou aos jovens que Eduardo Chivambo Mondlane, o arquitecto da unidade dos Moçambicanos embora tenha sido assassinado por uma bomba "montada na correspondência dirigida para ele" sua morte não ocorreu no seu escritório como vem reportado nos livros de História mas sim numa casa da praia de uma tal americana.


Notas Reflexivas: Quem era para a FRELIMO essa dita americana? Porque é que Mondlane iria fazer seus despachos numa casa da Prais envez do escritório? qual é o mal dessa informação constar nos textos didácticos de História? Porque é que se ocultou todo esse tempo? Já agora! dá para confiar no que aprendemos ou temos que ser críticos sempre?... quem são os apóstolos... neste caso?

16 comentários:

Reflectindo disse...

Por acaso quem primeiro revelou publicamente o facto por não conseguir mais guardar as mentiras foi Joaquim Chissano, se a memória não me falha em 2006.

As perguntas que fazes são as que também faco, pois não estou ainda encontrando a razão pela qual devia-se mentir por muitos anos que Mondlane morreu no seu escrito.

Unknown disse...

Caro Reflectindo, Rebelo nos últimos tempos parece que está preocupado em ir a aposentadoria livre dos mistérios injustamente criados pelos Libertadores da pátria. enfim, o tempo está se encarregando. abraços

amosse macamo disse...

Amigo Chacate, reconstituir a história representa um dos mais presentes desafios da actualidade.
Contudo, penso que há factos e factos. A mim, até pode interessar saber de facto, se os que foram considerados traidores da revolução, o eram de facto ou não, mas já não vejo relevância alguma, em saber porque Mondlane iria fazer seus despachos numa casa de praia em vez do escritório...se a história é feita de feitos extraordinários, de passado empolgante, de locais e gentes místicas etc.
Se nos interessa como povo e no nosso processo de gesta de nação colocar Mondlane como figura de consenso, intelectual, trabalhador abnegado, para que haveria de nos interessar como nação, por exemplo afirmarmos que Mondlane, morreu em casa de uma amante?
Interessam de facto alguns questionamentos? Hum Chacate

Unknown disse...

Macamo, de facto não tem nenhum interesse para a personalidade do arquitecto, pensei que essa americana tivesse alguma ligação com a Frente! portanto a resposta que dá a cada questão é que nos permiti ver a relevância das questões que fazemos não acha Mpoyombo?

Mas essa omissão não cria margens de penúmbra? por exemplo: quem me garrante que a dita bomba estava na correspondência? Na Frente há muitas mortes mal explicadas começamdo pelo Mondlane é nossa preocupação que se desvenda esses mistérios. Abraços

Ximbitane disse...

Chacate, tambem fiquei boquiaberta com tamanha revelacao. So de me lembrar que durante anos aprendi uma mentira ou uma verdade da mentira, fico chocada.

De facto os herois sao-nos apresentados pelos seus grandes feitos, as coisas feias e sujas se varrem para debaixo do tapete e sendo que ele era homem, e cheio de charme...

Tal como o Amosse questiona, tambem me pergunto sobre a pertinencia dsos julgamentos e consequentemente das penas (de morte) aplicadas aos ditos traidores e mentores da morte do Aquitecto da unidade.

Sabem, nao tenho bases para duvidar das intencoes dos tais traidores (estar no poder), mas nao eh menos verdade que aqueles que estao cheios de boas intencoes (que estao no poder ou a ele aconchegados) costumam ser "os tais".

Quem sou eu para questionar tais factos? Que se reponha a veracidade destes e que se peca desculpas a nacao por ter sido alimentada por uma pequena mas grande e vergonhosa mentira!

Unknown disse...

Ximbita, é mesmo chocante, veja que no meio da velha geração (de Nachingweia) alguns já não suportam levarem com eles tamanhas mentiras para o jazigo! acredita que se fosse na quele tempo J. Chissano e Rebele seriam crucificados acusados de reacionários! só espero que algumas pessoas não venham a pararem nas barras do tribunal ainda vivos.

A propósito, alguem me faculta a lista dos reacionários?

Shirangano disse...

Quem sabe vai aparecer alguem a dizer que morreu vitima de ataque cardiaco. Agora ja não sei o que eh verdade e o que eh mentira.

Eu sabia que tinha mulher dentro dessa historia!

Força ai, mano

Unknown disse...

SHIRANGANO tem razão, elas servem para quase tudo. kkk... desculpem mulheres. obrigado pela sua passada por este cantiho mano.

Bayano Valy disse...

caro chacate,
chego tarde para o debate. o que se me interessa dizer é que o debate é são e quanto mais os detentores de alguns relatos aparecem a contar a sua versão, melhor para nós.
abraços

Unknown disse...

Opa... Bayano por aqui, olha que as gerações se sucedem não fica bem escurecer a vida dos nossos sucessores é tempo das revelações. obrigao pelo tempo que dedicou para passar por aqui. abraço

Reflectindo disse...

Há uma coisa que também me parece que Jorge Rebelo mentiu. Silvério Nungo não foi morto em M'telela. Leiam Mozambique: The Tortous Road to Democracy nas páginas 63-4 de autoria de João Cabrita.

Quanto à lista dos reaccionários, hehehehe... Chacate! Temos o João Craveirinha, sobrinho de José Craveirinha, um sobrevivente de M´telela. Um dos vítimas de Jorge Rebelo. Ele conhece o pessoal com quem conviveu em Nachingueia e M'telela. Mas também tanto os livros de João Cabrito e Barnabé Ncomo são importantes para o conhecimento da recente história de Mocambique

Unknown disse...

Reflectindo, Rebelo não pode de maneira alguma falar do que negativamente lhe toca cabe aos outros esclarecer as partes ainda ensombradas,
Quanto as oubras de João Cabrito e Barnabé Ncomo talvés do primeiro, porque do segundo parece que sumiu das prateleiras! pelo seu valor literário a editora deveria reedita-la não acha? já agora quem me faculta? abraços mano.

Laude Guiry disse...

Artigo interessante ... Parece que a Frelimo nao vai as campas com os seu segredos ... muita verdade ainda vai transpirar ... a questao eh quando. Eu nao acho que o facto de Mondlane ter uma ou outra amante mancha os sacrificios que ele fez pela nacao. Ninguem com conhecimentos claros pode por em causa a sua importancia na historia de Mocambique ... Mas essa revelacao poi em causa a veracidade dos nossos livros primarios e secundarios

Unknown disse...

Oi Laude Guiry, de facto também sou de opinião que nada impede que os factos tenham sido trasidos ao nosso domínio, se bem que a filha diz que era uma amiga da família e da própria frelimo! Entretanto nunca constou o nome da americana na história da Frente mesmo com a enventual contribuição por esta dada, segundo afirma nyeleti mondlane.abraços

Nelson disse...

Com tantas versoes assim, como sera que as novas geracoes vao assimilar a "nossa" historia? Que versao tem os putos que adoptar como a verdadeira? Come on!!!!

Unknown disse...

Uii... Nelson, há pessoas que hoje percebem o nível de omissões intencionais em que foram sujeitos!