Páginas

28 abril 2009

Injustiça Ambiental

A ausência de justiça ambiental no mundo pode ser fatal para a humanidade e moçambique (governos central e local) aproveita-se disso para injustiçar as comunidades com o agravante de os membros do governo ou líderes do partido no poder constituirem de alguma maneira a burguesia nacional, preocupada com o lucro dando menos valores a saúde e vidas Humanas! Se não a Mozal não estaria no nosso pais com as regalias fiscais que tem! se não a Cimentos de Moçambique já estaria na barra do tribunal com os desmandos ambientais que a Livaningo tem vindo a reportar já a mais de 10 anos! Se não o Conselho municipal da Matola não ia afixar lixeiras no meios dos bairros de Infulene e Malhampswene! se não a companhia industrial da Matola teria limites de poluir o meio com o cheiro nauseabundo dos seus produnctos! se não a lixeira de Malhampswene já estaria fechado há muito tempo com as reclamações que acomunidade tem vindo a apresentar a quem de direito! Se não a Barragem de Mphanda Kuwa não ia ser construido só pelo seu valor económico como se chama atenção aqui; Se não o lixo hospitalar não seria incinerado ao ar livre como se reporta aqui; Se não a lixeira de Hulene teria sido fechedo e garrantir-se segurança ambiental para todas as comunidades em redor desta! Que fazer perante esta situação cujo o defensor do povo é o mentor de injustiças?

6 comentários:

Ximbitane disse...

Chacate, num momento em que tanto se fala do qauecimento global sao deveras preocupante as posturas ambientais que o nosso pais toma.

Incrivel que com uma ministra do ambiente altamente viajada nao se leve o exemplo dos outros ca para casa. Enfin, so nos resta é lamentar!

Unknown disse...

Uiii!... Xim. por estas paragens, veja que o PR lançou a pouco tempo um programa para educação ambiental mas enquanto continuarmos a olhar só para aspectos económicos nada feito!

Quanto aos minístros não é falta de competências! acho até que estam numa posição errada, deviam estar na posição de Fiscais de tanto serem habilitados aí só quererias ver quem se atreveria a deixar andar deste jeito... Bjnhs anjo ta!

Nelson disse...

Ja que o assunto 'e esse, ando muito animado desde os finais do ano passado quando arancaram as obras da construcao dum centro comunitario para educacao ambiental aqui no PNG

Unknown disse...

Nelson meu irmão, se já se apercebeu tenho feito juizos de realidade do que efectivamente o nosso país é em termos ambientais, não sei quais são as promeças até se construir esse centro mas o que se sabe é que o lixo de todo o tipo, é tirado de um bairo e vai se deitar no outro onde também vivem pessoas! Não sei qual é a diferenciação que se encontra perante estas pessoas (Sujeitos)em termos de direitos e deveres? é esperar!... abraços

El Patriota disse...

grandes intervencoes professor, importa louvar a sua vontade de defender o ambiente, mas o que faz de concreto, como uma das refencias academica obrigatoria desta patria amada? o que faz para mudar a metalidade desses dirigentes doetios, corruptos, psicopatas- nepotistas e enviados do diabo que nos dao cabo e transformam o pais numa podridao destas. Qual tem sido o seu papel nisso tudo? Os blogs nao mudam muita coisa porque essa confraria nem se quer sabe ligar um computador, dependem de assessores para tudo. Desculpe o tom, sao conficoes dum cidadao pacato e vitima desse sistema.

Chacate Joaquim disse...

Caro Wakuichinga, Professor não!
Ora, tenho publicado muita coisa sobre esses males, faço parte dos ativistas de educação ambiental, tenho parecerias com a JA, pago impostos e taxas de lixo na minha comunidade... Porém falta levar os malfeitores ambientais à barra do tribunal hehehehe. abraços