Páginas

16 fevereiro 2010

Tecnologia de ponta implica menos recursos humanos

A TDM não tinha saída, com a redução das receitas provocada pela entrada no mercado da Mcel e Voda com tinha que reduzir o pessoal aqui. isso não me preocupa, a minha preocupação é até quando as nossas ambições não prevê efeitos colaterais? será preocupação do Governo o desemprego?

3 comentários:

Gil Cambule disse...

CAro Chacate,
Penso que em si o procosse de desenvolvimento tecnológico proporciona à sociedade um duplo resultado: pode criar mais lucro para as empresas, com a redução de mão de obra e optimização de lucros, mas, por outro lado, a tal «mão de obra» que se reduz significa, a final, um grosso populacional que vai ao desemprego.
E a tecnologia é má?
Onde dez homens têm hoje emprego cavando com pá, devemos rejeitar a chegada da máquina escavadora porque todos aqueles vão ao desemprego??
Há quem pense que sim! e nessa forma de pensar, em vez de ter dez a cavar com pás, não será melhor ter mil a cavar com colherinhas de chá???

Ao Governo deve-se exigir uma maior abertura de oportunidades de emprego que se pode alcançar com um maior investimento em empreendimentos públicos mas também ao Governo deve exigir-se uma maior abertura à iniciativa privada. Deve o Governo deixar as pessoas trabalharem e gerar riqueza.
Em momentos em que a tecnologia irrompe por todos os cantos, temos de ser criativos para sobreviver.
um abraço, Joaquim!

Chacate disse...

Caro Gil,

A tecnologia nunca foi má! mau é o homem que não prevê efeitos colaterais da sua introdução.

Veja a escavadora que usa nos seus exemplos, não funciona sem o seu operador, depois o mecânico e seu fanchineiro.

o que estamos a dizer é que a fibra optica não pode substituir fanchineiros porque mesmo os aspiradores precisão deste.

Portanto, se queremos introduzir tecnologias temos que ser Gestores sérios no seu sentido de racionalidade e Humanismo, qualificarmos o pessoal (outra razão de desemprego ou despedimentos).

Gil, tenho assistido um programa da STV, "Celso Domingos fala e espetaclo".

Todo o empreendidor ou na sua maioria já trabalhou em algum lugar e tem alguma qualificação.

A questão do emprego não é nossa cultura, ter um exército de subsistentes é tal que Mozal, Sansol Temane e Pande, Fundição de ferro no Maputo,Mpanda Kua, areias pesadas, etc não mudaram nada no indicador de emprego! exactamente porque o povo deve ter cultura de se virar!...

Repito, a tecnologia é bem vindo se bem que é inevitável. no entanto nós precisamos gerir os seus efeitos no nível sócio cultural que nos encontramos ném Gil?

Gil Cambule disse...

Claro, Chacate!
Abraço