NOTA REFLEXIVA: Quer dizer, valorizar os esforços de cada um dos actores deste processo, o que não conseguimo entender é nas situações em que o avaliado desconhece formativamente dos objectivos da sua avaliação e decepciona as espectativas do avaliador! Por exemplo: se pedir a um aluno para se debruçar sobre a Planificação na educação e o mesmo falar dos planos curriculares e planos de aulas ao nível macro e micro respectivamente, qual seria a nossa classificação negativa ou positiva? Há docentes que podem classificar mediucremente este estudante, simplismente porque não falou da planificação estratégica!esse, no nosso entender é das maiores falhas da avaliação, porque não coloca o avaliado e avaliador em equilíbrio, permitindo o bom e o mau senso sobre tudo do segundo e obriga submissão do primeiro.
Isto a contece até nas universidades onde o docente é o senhor absoluto do saber e o desabrochar intelectual de um dos seus educandos é uma ameiaça que até chega a lhe valer nota mínima. (lembra-se das Drªs. Isabel e Rasmí na UP Saúte?) a segunda não me parece alguém com cerca de 40 anos na educação! porque a primeira apesar dos 15 anos que faz questão de propagandeiar
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