Páginas

15 julho 2010

Continua o Saque!


Em Moçambique, parece estar instalada uma guerra aberta entre exploradores furtivos de madeira e entidades que procuram impedir a contínua delapidação dos recursos florestais do país. Desde o início do ano, cerca de 700 metros cúbicos de madeiras raras foram contrabandeiada para fora e Moçambique aqui

Nota Reflexiva: 1-Mas quem protege os contrabandistas?
2-Será fragilidade do nosso sistema de segurança?
3-Porque há polícia para estancar greves legítimas dos trabalhadores e não há para contrabandistas?

Pensa comigo

2 comentários:

V. Dias disse...

Caro Chacate,

Este assunto do saque é interessante, deveras. Eu proprio ja debitei algumas linhas sobre este assunto. Veja que os nossos alunos nao tem onde se sentar, em contrapartida toda a madeira é exportada para China.

Jose Hermano Saraiva, historiador portugues, certa vez disse o seguinte o seguinte:

"O problema da floresta tem que ser posta desta maniera: é o processo dialectico entre duas forças, ambas necessarias, ambas legitimas. A força da terra quer crescer, quer ser bosque, quer ser floresta; e a força da gente quer limpar o terreno, quer que o bosque se transforme em horta, em seara, em pomares, em olival, ambas as funçoes sao legitimas. Nisso, é preciso dar lugar a ambas as forças. O papel do Estado é de conseguir o equilibrio permanente entre as duas forças: a força natural da floresta e a força humana da populaçao." Jose Hermano Saraiva, grande homem.

Zicomo

Chacate Joaquim disse...

(In)felizmente essa é a realidade caro V. Dias!... Ora, o preocupante ainda é a exportação em bruto quando temos muita mão-de-obra a vadiar se poder transformar a natureza em seu próprio bem estar!

Lembras como desapareceu a indústria de castanha de cajú em Moçambique? hoje os responsáveis empuram toda a responsabilidade para o BM e FMI e nós onde estávamos nessa altura? onde andava a nossa soberania e a propalada auto-estima? É como a firmas e bem, os vizinhos da Floresta não tem uma cadeira se quer para se acomodarem depois da lavora! Se é roubo "cadê" a segurança nacional se for o caso mandemos a infantaria, Boina Vermelha, Marinha, força aérea toda a nossa força porque este problema já tem barba branca!

Pensa comigo