Páginas

03 setembro 2010

Manifestações Populares poderão trazer muitos prejuizos ao Estado


AS manifestações que quarta-feira paralisaram quase que por completo as cidades de Maputo e Matola, continuando ontem, mas com menor intensidade, em alguns pontos localizados da periferia da capital do país e em alguns bairros do Município da Matola, saldaram-se em prejuízos que ascendem os 122 milhões de meticais, de acordo com estimativas do Governo, que contabiliza ainda, fora outros danos anunciados, a perda de 3910 postos de trabalho.
aqui imagem aqui

Nota Reflexiva: aquestão é o que o governo toma como medida para acalmar os populares? ou será este balanço por sí suficiente para acalmar os populares!

Lembram-se o que levou o pais a ficar 16 anos em chamas? é o comportamento deste tipo não previlegiar o diálogo, não sei o que se perde ialogando?

2 comentários:

Anônimo disse...

Mano Chacate,
Numa verdadeira democracia, apela-se ao diálogo e ao interesse da maioria do povo.
Em Moçambique, apesar de ter saído de debaixo do jugo colonial (o que acho muito bom), agora estamos sendo oprimidos pelos nossos próprios irmãos, o que acho muito, mas muito mau.
Desde a independência, Moçambique nunca mostrou valores verdadeiramente democráticos, pois sempre foi uma sociedade partidarizada onde reina a corrupção, o nepotismo, o amiguismo, etc. etc.
Se a economia estava a recuperar, agora vai sofrer um verdadeiro retrocesso.
Culpo o governo por não tomar medidas que visam o bem da maioria do povo. Certos bens de primeira necessidade deveriam de ser comparticipados, e porque não dizer, cedidos gratuitamente aos mais carenciados.
Na vida, como costumo sempre dizer, é tudo uma questão de escolhas e termos as prioridades bem definidas.
O abismo entre ricos e pobres cresce de forma assustadora.
Maria Helena

Chacate Joaquim disse...

Olá Maria Helena,

O meu problema é que o Ernesto Gove quando dos problemas comas com os paises de apoio Ps. terá dito que o país tem reservas suficientes para suportar qualquer situção não prevista.

Ora, hoje a situação das importações mostra-se estremamente alta se comparada com o nível da nossa produção e exportação o que galvaniza a depreciação do metical e o poder de compra dos moçambicanos. por que o BANCO DE MOÇAMBIQUE não coloca as divisas em acção?

Segundo, nós os Gestores somos ensinados nas universidades que acima de tudo temos que ser Humanos, como é que o governo coloca medidas que aprior sabe que vai ter efeitos negativos ao sidadão sem um explicação clara do que está a acontecer? Lembrando que foi este governo que anunciou que a crise económica financeira não teria nenhum impacto na nossa economia a pesar do desenvolvimento fectício dependente da ajuda externa!

Terceiro, O Ministro dos Polícias é uma criança, como é que ele vai se dirigir à nação daquela forma, mesmo sabendo que as manifestações são de todo o povo não de alguns com adjectivos que só ele sobe cria-los? Devia a prender com Cadimiel Muthemba (gostei da forma como respondia a intrevista da Emília Moyane na TVM, demostrando maturidade política).

Quarto, dizem que as manifestações não tem rosto! quem era o rosto para pedirem voto?


Quanto à diferenças entre o rico e o pobre não há dúvidas, o Chefe do Estado é o maior comerciante do País o que é bom. porém, os intereces do mercenato se contradizem com o de um Estadista sensato...Enfim, vamos sobrevivendo.