Páginas

26 março 2012

Lei Eleitoral em debate

 Parece que a Assembleia da República de Moçambique decidiu iniciar o que chama debate público da lei eleitoral.

Está lei está a conhecer um impasse ao nível das bancadas porque há bancadas que defendem a manutenção de uma coisa que aprior não faz sentido! tal é o caso uma CNE controlado pelos partidos políticos que estão a jogar!!! o segundo ponto está relacionado com a questão não da transparência mas da limpeza dos nossos processos eleitorais.

O Professor Barazão Mazula numa dessas vezes intervindo sobre os desafios do processo eleitoral em Moçambique dizia " o nosso sistema eleitoral devia caminhar para um estágio em que o resultado eleitora é a diferença entre os que votaram na urna menos as abstinências isto tudo deve ser igual ao número de inscritos no caderno". Em mim, não havendo isto, o recenciamento eleitoral não faz sentido...

É que a inclusão que se defende não é feita de forma arbitrária mas seguindo normas pré-estabelecidas. a pessoa so pode votar onde se inscreveu só. Quanto á CNE, será que a sociedade civil moçambicana só é, ao nível da comunidade internacional? tudo bem, sendo assim, vamos importar então! Mas a ideia de manter os partidos políticos na CNE não é funcional.

Pensa comigo

Nenhum comentário: