Páginas

27 outubro 2009

Espera-se uma Escola Secundária para Manjacaze


Segundo um comunicado da embaixada do Japão em Maputo, o governo Japones vai conceder um financiamento de pouco mais de 6.6 milhões de euros para a construção de 4 escolas secundárias, onde duas delas serão em Gaza, concretamente nos distritos de Bilene e Manjacaze.


Congratuletion: da próxima vez esperamos que seja uma estrada alcatroada para nossa melhor integração ao País inteiro quiça! com a vastíssima aldeia global...

Escrituras Sagradas devem ser estudada criticamente sim

É quase um desafio às manias de ideias ou conhecimentos que não podem de forma alguma serem estudadas criticamente, queremos apelar aos Moçambicanos interditados de terem ideias próprias sob pretesto de que sobre um facto não se pode ter argumento porque há quem acha que as nossas ideias devem levar sua chansela para terem legitimidade. Este é um verdadeiro exemplo de luta contra as criações dogmáticas da Humanidade. É "O novo romance de José Saramago que chama-se "Caim" e tem como personagens principais aquela figura bíblica, Deus e a Humanidade "nas suas diferentes expressões", segundo a descrição de Pilar del Río no blogue do Nobel da Literatura. Enric Vives (arquivo) Pilar del Río, mulher do escritor e presidente da Fundação José Saramago, afirma que "Caim" é "literatura em estado puro" "Saramago escreveu outro livro", anuncia a mulher do escritor e presidente da Fundação José Saramago num texto colocado no blogue "O Caderno de Saramago", recordando que surge um ano depois do lançamento do anterior, "A Viagem do Elefante". A nova obra literária "não é um tratado de teologia, nem um ensaio, nem um ajuste de contas: é uma ficção em que Saramago põe à prova a sua capacidade narrativa ao contar, no seu peculiar estilo, uma história de que todos conhecemos a música e alguns fragmentos da letra", descreve Pilar del Río."

21 outubro 2009

HÁ MULTAS NA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA


"O mal é o pior inimigo dos bons do que dos indiferentes" Platão.

Ficamos a saber que a Universidade Pedagógica decidiu aplicar multas em mais ou menos 25% do valor das mensalidades e ou propinas como forma de disciplinar os atrazos no pagamento dos mesmos.

Nota Reflexiva
: essas tem sido as manias dos monopólios se darem o direito de penalizarem drasticamente os clientes quando eles também não são perfeitos! em que condições estudão os estudantes da UP? Quanto tempo a UP leva para emitir um diploma ou certificado de Habilitações? não só os critérios e as penas no mercado são definidos e concordados no acto dos contractos! a UP não está a fazer mais do que sua missão (do estado) nada de se fazer de mercenário! Há turmas na UP dos cursos de Economia e Gestão que terão notas adminisrativas nas cadeiras de informática porque o departamento de Planificação Administração e Gestão sita na Av. Hamed Sekou Touré está em reabilitação e o cliente, qual é o mecanismo de compensação?

Sei que alguém vai falar dos atrazos no pagamento das suas obrigações... mas antes que pense no facto de a UP ser uma instituição do estado os estão lá são os que não podem ir àao ISPU, ISCTEM, UDM, CATÓLICA etc mas o direito de estudar é consagrado na CR e a obrigação de prover isso é do Estado

14 outubro 2009

DENTE POR DENTE, OLHO POR OLHO

Segundo DIÁRIO DE NOTÍCIAS OTÍCIAS da terça-feira, 13 de Outubro de 2009 – Edição 1491, CNE financia coligação já dissolvida(AR), desde aquele ano até a legislatura que termina este ano. Entretanto, esta coligação já não existe, uma vez que a sua dissolução formal aconteceu em Julho passado. Nas eleições que se avizinham, a Renamo candidata-se não coligada a nenhum outro partido. Nesta mesma corrida eleitoral, concorrem 19 partidos políticos e coligações, mas a CNE dividiu a primeira
tranche do fundo de financiamento da campanha eleitoral à 20 formações políticas, incluindo a coligação RUE, apesar desta não existir mais nem sequer ser candidata em nenhum dos 13 círculos eleitorais. A lei estabelece que, “na distribuição do fundo de campanha eleitoral a CNE deve ter em conta a representatividade parlamentar do partidos políticos durante a legislatura cessante, bem como a proporção das candidaturas apresentadas de acordo com os lugares a serem preenchidos”. Com base neste dispositivo legal, a CNE atribuiu 4,5 milhões de Meticais, aproximadamente 164 mil dólares norte-americanos à RUE, ainda que os legisladores possam não ter decidido sobre a atribuição de algum dinheiro à uma formação política extinta.

Nota Reflexiva: A ser verdade, se a lei for implacável! haverá instituições autorizadas a errar?

07 outubro 2009

A vida é feita de Curiosidade

Temho acompanhado a campanha com um pouco de atenção, um dos discursos que me aparvalha é o da renovação! e questiono o que é renovação na compreensão dos Moçambicanos? atenção ninguém pretende dizer que fulano não fez ou não está a fazer ou não fará. o que queremos expor é o facto de os jovens não se preocupar com a política no nosso País, para isso basta procurar ver quantos jovens oucupão cargos de Presitentes dos conselhos municipais, Administradores distritais, secretários de células de Partidos políticos pelo menos o mais antigo, na faixa de 18 a 35 anos de idade?


A gente tem que parar de confundir renovação com troca de nome. Se você troca de nome e as práticas continuam as esmas, você não tem renovação. Por mais que entre outro, mas que continua fazendo a mesma coisa, você praticamente não mudou. portanto, os mentores de mudança são os jovens com todos os "riscos", (eu aprendí souzinho que no Rádio não se estalava pessoas mas sim a sua voz chegava por outras vias). a Política é o nível conceptor da nossa vida em sociedades Estado.

Pesa comigo
Reconheço os erros

01 outubro 2009

O que credibiliza nossas Instituições?

Governo exalta e promove canalhas
- afirma Alice Mabote, presidente da Liga dos Direitos Humanos depois da apresentação feita pelo MDM

“Golpe baixo e crime punível”, disse a presidente da LDH sobre a atitude da CNE e do Conselho Constitucional

“Tenho vergonha do presidente da CNE”

“A decisão do Conselho Constitucional não surpreendeu, em nenhum aspecto, pois trata-se de uma rede formada para defender interesses pessoais de alguns”. “Só posso dizer que estou envergonhada com esta e comigo mesma, por pertencer a esta sociedade de mafiosos”.

A presidente da Liga Moçambicana dos Direitos Humanos (LDH), Dra. Alice Mabote, disse esta quarta-feira, em Maputo, comentando a decisão do Conselho Constitucional, que o Governo de Moçambique, liderado por Armando Emílio Guebuza, “está constantemente a promover e exaltar canalhas”, indivíduos que, segundo ela, “cometem atrocidades ao povo em benefício pessoal”. leia aqui

Nota Reflexiva: a Ser verdade a vergonha não é só tua Mãe! é de todos nós

A união faz a Força

Um grupo dos partidos políticos excluídos total e, ou parcialmente das eleições de Outubro próximo, liderados pela União Democrática de Moçambique (UDM), tenciona apoiar o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), liderado por Daviz Simango, que concorre para as Eleições Presidenciais e Legislativas em quatro círculos eleitorais. Leia na íntegra http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2009/10/partidos-excluídos-tencionam-apoiar-mdm.html