Páginas

21 outubro 2009

HÁ MULTAS NA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA


"O mal é o pior inimigo dos bons do que dos indiferentes" Platão.

Ficamos a saber que a Universidade Pedagógica decidiu aplicar multas em mais ou menos 25% do valor das mensalidades e ou propinas como forma de disciplinar os atrazos no pagamento dos mesmos.

Nota Reflexiva
: essas tem sido as manias dos monopólios se darem o direito de penalizarem drasticamente os clientes quando eles também não são perfeitos! em que condições estudão os estudantes da UP? Quanto tempo a UP leva para emitir um diploma ou certificado de Habilitações? não só os critérios e as penas no mercado são definidos e concordados no acto dos contractos! a UP não está a fazer mais do que sua missão (do estado) nada de se fazer de mercenário! Há turmas na UP dos cursos de Economia e Gestão que terão notas adminisrativas nas cadeiras de informática porque o departamento de Planificação Administração e Gestão sita na Av. Hamed Sekou Touré está em reabilitação e o cliente, qual é o mecanismo de compensação?

Sei que alguém vai falar dos atrazos no pagamento das suas obrigações... mas antes que pense no facto de a UP ser uma instituição do estado os estão lá são os que não podem ir àao ISPU, ISCTEM, UDM, CATÓLICA etc mas o direito de estudar é consagrado na CR e a obrigação de prover isso é do Estado

2 comentários:

Reflectindo disse...

Mano Chacate

São destas coisas que nunca chego de compreender e nem com elas concordarei. O cidadão comum é apenas com deveres, mas nunca com direitos. Instituicões supostas para servirem ao cidadão só alojam indivíduos que se servem. Ora 25 % das propinas para um pobre é uma penalizacão muito dura. E muito dura mesmo quando se sabe que ele ficará por muito tempo a espera do seu certificado, depois de concluir os estudos.
Mas claro, a quem o estudante deve recorrer para exigir os seus direitos?

Chacate Joaquim disse...

Essa é a minha preocupação meu irmão porque os impostos continuam nosso fardo mesmo com os serviços públicos privatizados por que não aceitamos logo o lazer fair!

Veja que as multas não prejudicam de maneira alguma apena de não poder ver os seus resultados divulgados e muito menos ter Diplomas e Certificados! Quando o Próprio estado não tem pontualmente condições para prover educação condigna! acho que no lugar de tornar letigio, deveria se encontrar forma de cobrar estas mensalidades sem no entanto prejudicar o indivíduo membro desta sociedade economicamente exiguo! tal como a universidade é o reflexo da realidade socio politico económico moçambicano, e o induvíduo está fora disso?