Páginas

02 dezembro 2009

Jacob Zuma faz teste de Sida



O Presidente Jacob Zuma, da África do Sul, submeteu-se esta terça-feira a um teste de Sida.

Foi ele próprio quem confirmou a notícia, depois do seu gabinete ter recusado confirmar ou desmentir os rumores.

Jacob Zuma, que pediu aos sul-africanos que seguissem o seu exemplo, já fizera um teste há algum tempo atrás.

Ele anunciou novas políticas de combate à Sida e disse que o seu governo vai tratar mais seropositivos e expandir os testes de HIV.

A correspondente da BBC para a África Austral, Karen Allen, diz que a decisão de Zuma marca uma diferença significativa do posicionamento da anterior administração sul-africana.

Em alguns sectores, o governo de Thabo Mbeki é responsabilizado por "espalhar a confusão" sobre o HIV e de travar a distribuição de medicamentos anti-retrovirais.

A África do Sul tem o mais elevado número de mortes por Sida no mundo - mil pessoas por dia.

Cerca de 5,7 milhões de sul-africanos estão infectados com o vírus causador da Sida.


Nota Reflexiva: E o Sul de Moçambique é vítima dessa vizinhaça, no Centro, pelo Zimbabwé.

2 comentários:

Reflectindo disse...

Fazer teste pode ser um bom exemplo, mas será que se for positivo irá também dizer publicamente. Esse seria um outro exemplo na luta contra a estigmatizacão dos seropositivos.

Chacate Joaquim disse...

Mano aquestão não é a devulgação dos resultados é dar exemplo fazendo o teste porque na nossa maioria nem teste queremos fazer!

um outro escândalo para mim é que a intervensão precosse que se propala é quase nula! numa situação em que a pessoa é deixado até completar menos de 200 células de CD4 porque não até as 500?

veja que um indivíduo com 200 CD4 já é uma "carcaça nem volte a recuperar não deixa de ser alejado. aqui amedicina tem muito que olhar para este aspecto.