Páginas

05 abril 2010

Morte de Terreblanche

A morte do lider da AWB pode ser um acto de distruição de uma obra fruto de tanto sacrifício e filhos da RSA como Nelson Mandela e outros.

O assassinato de Terreblanche no sábado passado, foi resultado de uma disputa de dinheiro e salários não pagos com dois dos seus empregados.aqui.

Para os membros da AWB  o líder da juventude do ANC, com apenas 29 anos, tem promovidos nos últimos meses a canção Ayesaba Amagwala, que em zulu significa "Os Cobardes têm Medo". Nessa canção há uma parte que diz "morte ao boer". O Supremo Tribunal de Pretória considerou que o hino da altura do apartheid é "um discurso de ódio" e proibiu Malema de o entoar em público. Este resolveu desafiar a ordem judicial, cantando "morte ao boer", no sábado, no Zimbabwe. Aí foi recebido por dirigentes do partido de Robert Mugabe, que também cantaram o tema em sua honra.
.

O que acha caro leitor deste assunto e o futuro da África do Sul?

9 comentários:

João Henrique disse...

considero o racismo como a forma mais mesquinha e repugnante do ser humano.
Um abraço.

JOSÉ disse...

Na Africa do Sul infelizmente ainda ha alguma tensao racial e a democracia tem algumas fragilidades. O discurso inflamatorio agrava a situação.
Estamos torcendo para que este crime não ameace a estabilidade do País e a tranquilidade dos cidadãos.
O AWB afirmou esta tarde que não vai retaliar com violencia.

Chacate Joaquim disse...

João, (in)felizmente a Humanidade ainda não percebeu que a natureza criou essas diferenças mesquinhas para desafiar a nossa racionalidade! Mandela e Declerk até então os maiores vencedores desse desafio, os EUA ao colocar o Obama no poder venceu o desafio... não compreendo também porque haja Homens em pleno séc. XXI a pensarem que há lugares para esta ou a quele cor e não para a outra?...

Chacate Joaquim disse...

José, há quem diz que RSA é um exemplo de democracia em África alegando razões históricas! no entanto, a xenofobia e o racismo mostram o contrário.

Quais são os dados de desenvolvimento humano da RSA? porque algumas coisas cheirão analfabetismo e ignorância aqui.

O AWB deve honrar as suas afirmações, aliás essa é a única saida para se ultrapassar a violência neste país e a justiça deverá mostrar o seu poder...

Anônimo disse...

Sou contra qualquer forma de discriminação contra o ser humano.
Conheço muitos Sul-Africanos, alguns ainda no tempo do apartheid, que sempre foram contra o racismo e alguns deles estão casados com pessoas de outras raças.
No entanto, após a queda do apartheid,também tive contacto com brancos e negros formados que são racistas e tribalistas.
Espero que o bom senso prevaleça e que este incidente não cause tensoes entre o povo, muito menos agora que vão acolher turistas de todo o mundo para o Campeonato de Futebol.
Maria Helena

Chacate Joaquim disse...

Uiii!... por aqui Profª?!

Concordo com a possibilidade de não haver nenhuma relação de causa e efeito entre estes comportamentos (Xenófobos e racistas). Entretanto, tudo indica que haja uma doze de ignorância!

Mas há uma questão que não consingo interpretar, por que o assassinato do Terreblanche é um problema do Estado? a pouco foi assassinado o músico Luck Dube o assunto não chegou a este estremo! a credito que muitos outros negros e brancos já tiveram o mesmo azar mas as coisas não forão até este estremo!...

Rougamos bom senso mesmo

Chacate Joaquim disse...

Digo Xenófobo e racistas com os IDH.

JOSÉ disse...

Amigo Chacate, para uma compreensão realista deste problema, aconselho a leitura de um excelente texto publicado ontem no jornal sul-africano "The Times". O autor é Jonathan Jansen, reputado académico e Reitor da Universidade do Free State.

Eis a referencia:

http://www.timeslive.co.za/opinion/columnists/article391087.ece/Sing-of-life-or-sing-of-death

Unknown disse...

Obrigado pela referência Jose, depois voltamos.