Páginas

30 abril 2010

O “não sei” do professor Carlos Serra

Aqui está um problema: a convicção apaixonada de que o prof tudo deve saber, a certeza inabalável de natureza divina do prof.”

“Não sei” é uma resposta habitual do conceituado professor Carlos Serra quando interpelado pelos Jornalistas, seus estudantes ou mesmo pela sociedade, sobre matérias relacionadas com a sua área de pesquisa, o citado acima é justificação dele.

Ora, prefirimos transferir este debate para este sítio por julgarmos que o mediador lá no cantinho do professor limitou basante o debate que seria mais productivo no nosso ver.

Diz o Prof. No fim, na última pergunta de um estudante, respondi que não sabia responder. Senti, de imediato, a surpresa - como se um vidro que se partisse absurdamente - nos rostos das dezenas de presentes..

Nota Reflexiva: 1- O que significa ser convidado a dar uma aula? estar absolutamente preparado para o que der e vier? ou isso até é impossível?


2-O leitor não acha que o professor defraudou as espectativas dos presentes?


3-Numa relação de ensino e aprendizagem, por que o erro é penalizado?


4-O que significa um estudantes não corresponder as espectativa de um juri de dicertações de teses? atensão ainda não nos referimos as espectivas próprias do estudante e da própria cadeira, que devem de todas as formas serem correspondidas pelo avaliado neste caso.


5-Por que o Professor nunca se conforma com um "não sei" de um seu estudante? será pela "convicção apaixonada de que o estudante tudo deve saber, a certeza inabalável de natureza divina do estudante.”?


É por isso que eu não acredito na igualidade em nada mesmo... porque não há autoridades repartidas!

2 comentários:

João Henrique disse...

Dizer que, tudo sabe,é do meu poto- de-vista, não falar verdade.
E dizer que sabe e não saber, é ser mentiroso.

Um abraço.

Unknown disse...

Caro João,

Concordo com o não saber tudo, no entanto, qual seria a sua posição se convidasse alguém a dar uma aula ou a prestar uma entrevista sobre um tema que julga ser da sua área de estudo, pesquisa ou trabalho e chegar dizer "NÃO SEI"!?

Pelo que em nosso ver,podemos não ter certeza mas sempre há espaço para alguma hipótese podessa ajudar a reflectir em conjunto, assim não assumimos a responsabilidade de qualquer tipo
de erro.

Portanto, querer ser famoso por ter dito não sei!... é igual a aquele que "nunca diz nada original, aquele que apanha sempre o comboio em andamento e atira a última pedra de maneira a fazer o maior mal possível sem se comprometer". o "não sei" é clássico e quem o anunciou o fez pela sua modestia não como escadote para alcançar o tecto!...