Páginas

03 maio 2010

1º de Maio vs Pobreza

Celebramos em Moçambique, mais um dia internacional dos trabalhadores, em Maputo o dia passou com o habitual desfile de trabalhadores orgânicos que nada representam do interece da maioria se não membros de uma selecção propagandistica dos intereces do Patronato, enquanto isso, Guebuza desmente a existência da pobreza no país, alegadamente por esta, "estar nas mentes dos que não lhes falta oportunidades só tem vontade de não trabalhar". Ainda pela ocasião do 1º de maio para além dos que vinham garegando mensagem dos seus patrões e dos seus partidos políticos! sim, estiveram lá... pelo menos FRELIMO, PIMO e MDM, uma demonstração clara de que estes desfiles não representam ném coesão da classe laborar muito menos identidade da mesma. Mais ninguém se preocupou em ouvir o Secretário Geral da OTM-CS, Alexandre Munguambe! 

Aliás, antes que me esqueça o Presidente da Recor Moçambique endereçou uma mensagem aos revolucionários da verdura em Moçambique no sendito de o fazerem concomitantemente com a revolução industrial e nós fazemos corro a ele, talvez essa seja uma medida acertada para os camponezes em Tete e Niassa pararem de mandar recados ao chefe do Estado.

Enquanto isso, denuncias vão sendo feitas de trabalhadores que foram proibidos e desfilarem sob pretesto que iam manifestar vontades contrárias às dos seus patrões, na DARLING  a situação foi pior e estava estampada na cara do portador do carro ante-falante todo cheio de ruido sem nenhuma mensagem relacionada com o dia.

E os ditos lideres sindicais! esses, estavem nunma sombra na quelas paragens dos CFM na baixa da cidade, quem é o guia da classe? o chefismo que reina nos kotas dos conselhos de produção e não só até o Secretário Geral dos bancos estava sentado com seus 30 anos de idade mesmo com título de sindicalista não vejo nada se não fatos na praça dos herois e a levantarem mais os ombros para sairem bem nas cámeras de TV. talvez Rebelo tenha razão "cadê" consciência de classe?

Pensa Comigo

2 comentários:

Gil Cambule disse...

Consciência de classe, ainda? Isso virou luxo dos que já têm o pão de cada dia.
Nós os pobres deixamos de nos ocupar com essa sábia filosofia marxista.
Mas será que vale alguma coisa participar num desfile do 1.º de Maio?
Sinceramente, aquilo virou um teatro triste e sem graça!

Unknown disse...

Caro Gil,

Há Ordem dos advogados, há ordem dos médicos, associação dos enferméiros, ONP, etc... o que acontece é acoptação tencional dos trabalhadores e o primeiro a chegar lá já não olha para baixo!

Por exemplo nós os jovens deviamos nos rebelar pela onda de matanças que andam em Moçambique... mandão para uma missão depois de abatem ou não criam condições de segurança.

Como é que um director de auditoria da ATM (alfândegas) vai viver em Zimpento sem nenhuma segurança do Estado? onde anda a SISE? só serve para questões políticas não para segurança concretamente do Estado!... Como é Siba Siba foi encontrado souzinho no Escritório? outra coisa até parece propositado pá!....