Páginas

26 julho 2010

Desmond Tutu retira-se da vida pública

Segundo o canal de Moçambique citando .BBC – 22.07.2010 O prémio Nobel da Paz arcebispo Desmond Tutu, anunciou que vai retirar-se da vida pública. Ele teve um papel preponderante na luta contra o regime do apartheid na África do Sul. Após o seu 79º aniversário em Outubro, ele disse que iria reduzir o seu trabalho a um dia semanal antes de se reformar.

Esse trabalho era dedicado aos Anciãos, um grupo nomeado pelo antigo presidente Nelson Mandela, que tem por objectivo lidar com os problemas mais prementes do mundo.

Durante os 27 anos que Mandela passou na prisão, o arcebispo Tutu falou abertamente contra o regime do apartheid e ganhou o Prémio Nobel da Paz em 1984 pelos seus esforços.

Ele foi escolhido por Mandela para presidir à Comissão de Verdade e Reconciliação e investigar os crimes cometidos por todas as partes durante o regime do apartheid. O antigo arcebispo da Cidade do Cabo, o primeiro clérigo negro a chegar a esta posição, disse que o momento alto da sua carreira foi quando apresentou Mandela como presidente da África do Sul em 1994.

Tutu exige saída ou prisão de Mugabe


O Presidente do Zimbabue, Robert Mugabe, deve demitir-se ou ser enviado ao Tribunal de Haia por "graves violações" que ele cometeu, disse o Arecebispo sul-africano, Desmond Tutu.

O Prémio Nobel da Paz afirmou ainda numa entrevista à televisão holandesa que Mugabe devia ser removido á força se ele se recusar a abandonar o poder. O Arcebispo Tutu disse que Mugabe tinha arruinado "um país maravilhoso", tornando um "cesto de pão" num "cesto de problemas".

Igualmente o Primeiro Ministro queniano, Raila Odinga partilha disse na quinta-feira que o poder no Zimbabué não tem qualquer hipótese de sucesso e que estava na altura dos governos africanos afastarem o Presidente Robert Mugabe. Depois de conversações com o líder da oposição, Morgan Tsvangirai, em Nairobi, Odinga disse à BBC que Mugabe não tinha qualquer interesse em partilhar o poder. O Zimbabué está num impasse político uma vez que não está a ser possível chegar a acordo sobre a partilha de poder.

Odinga disse à BBC que "uma partilha do poder não funciona com um ditador que não acredita em partilhar o poder." A correspondente da BBC em Nairobi, Karen Allen, afirma que o Primeiro Ministro queniano também se encontrou com Jacob Zuma, Presidente do Congresso Nacional Africano ou na África do Sul.

Zuma declarou uma nova aliança entre o seu partido e o líder queniano, que pretende chamar a atenção para a questão do Zimbabué, disse Karen Allen. Odinga disse que se Mugabe fosse isolado, não teria outra alternativa senão afastar-se. A nossa correspondente afirma que os seus comentários são dos mais críticos efectuados por um líder africano e podem indicar um aumento da pressão contra Mugabe. Tsvangirai tem estado a visitar vários países.

Nota Reflexiva: Bem haja Tutu. D...

11 comentários:

Anônimo disse...

Um homem justo e lutador incansável pelas causas humanas.
Chegou o seu momento de fazer uma pausa ou paragem, para 'tomar chá com a sua esposa', conforme afirmou - bonitas palavras e que me tocaram muito...
Desejo que seja muito abençoado e feliz, pois bem o merece.
Maria Helena

Chacate Joaquim disse...

Xiii!... Maria Helena, prazer por passar por sítio, Infelizmente as palavras sábias custumam ser ruito para para certos homens!... há dias que publiquei um texto a questonar como é o mundo nos olha? http://intelectualismoadministrati.blogspot.com/2010/07/que-imagem-se-tem-da-africa.html exactamente por causa de um título de uma revista brasileira "Veja" que na altura tinha um títuo assim "Lula da Silva em África paparicando ditadores" algumas pessoas tornam toda a África vista de uma certa forma quando na verdade ném somos todos. Bjinhs

V. Dias disse...

Pode ir descansar, não fará falta a ninguém.

Mugabe está a servir o seu povo.

Pelo menos no Zimbabwe não há guerra civil, há uma fome imposta pelos indomáveis, estes sim é que deveriam ser presentes em HAIA.

Acontece que aquelas celas foram construida para receber africanos, vão esperar sentados.

Zicomo

Chacate Joaquim disse...

Heheheh!... Você V. Dias pá... os seus fantochos estão a chorarem porque alguém desmascarrou os seus planos desumanos nas bandas do Afeganistão heheheh....abraços

V. Dias disse...

Nao se morria como agora.

É tudo negócio.

O meu professor dizia-me que a política internacional nunca é feita de caridade, ou seja, a caridade não faz a política internacional.

Mandela que hoje o mundo gosta e aplaude era até 20 anos atrás um....nem vale a pena dizer.

Zicomo

JOSÉ disse...

Desmond Tutu é uma personagem que nos inspira e enche de orgulho.A tragédia de África é que raramente aparecem Mandelas e Tutus, ao contrário dos muitos "heróis" de pacotilha.
Mandela e Tutu sempre foram heróis genuínos!
Quanto a Mugabe, apoio incondicionalmente as palavras de Tutu.

Chacate Joaquim disse...

V. Dias

Então para ti a Winner tem razão " Mandela vendeu o País com a política de arco íres"?

Chacate Joaquim disse...

José concordo com o Heroismo destas duas figuras, quanto ao Mugabe apesar de não ser o monstro que se propala, achamos que a ZANU-PF está a cometer um erro gráve em lhe manter no poder.

1- Pelo direito à a posentação que creio a legislação Zimbabweana lhe reserva;

2-Não é o único competente dentro da ZANU e muito menos no Zimbabwé;

3- A velhice é um retrocesso físico e psicológico

V disse...

Visto, passa.

Eu admiro e amo as políticas de Mugabe.

Quanto ao resto, lamento, mas a história dirá.

Anônimo disse...

Viriato,
Porque é que não se avia de armas e bagagens para lá?
Compre só bilhete de ida, e, por favor, jamais volte, fique lá de vez.
Vai poder louvar o seu herói todos os dias.
E, por favor, saia de Portugal, lá não precisam de ditadores e fascistas como você.

V. Dias disse...

Visto, passa