Páginas

04 agosto 2010

No encontro com Obama.

Usando da palavra moçambicana Quitéria Guirengane,do Parlamento Juvenil de Moçambique, expressando-se em português, Quitéria Guirengane, , afirmou que o panorama com que a sua organização se confronta hoje é sombrio.


"Vivemos uma democracia precária, onde o jovem apesar de constituir a maioria activa é continuamente preterido para um lugar de subalternidade e no qual apenas os jovens activistas do “lambebotismo” e do “yes-manismo” é que constituem a ínfima percentagem meramente cosmética de jovens nos órgãos de tomada de decisão, explicada pela necessidade política de visibilidade e não como factor de aprofundamento do exercício democrático do poder. Fomos e somos constantemente combatidos por nos afirmarmos como órgão apartidário e mobilizador da juventude”.

"Moçambique é um exemplo avançado de um Estado partidarizado e de uma democracia precária, sublinhando que os Direitos Humanos em Moçambique são uma miragem e que o direito dos jovens à informação é constantemente violado pelas instituições públicas disfarçado de “segredo de Estado, o que no seu entender hipoteca a transparência da coisa pública."
aqui

Nota Reflexiva: Viva a Geração da Verdade, só quero ver quem vai lha mandar à Guiné Bissau!!!

7 comentários:

V.Dias disse...

Nao cabe a Obama resolver os problemas dos jovens, pelo contrario, esta missao é dos jovens moçambicanos. Obama tem o seu exercito de jovens vadios, desempregados, etc., a sua espera.

Zicomo

Anônimo disse...

Parabéns a esta jovem.
A verdade dói a muitos, mas esta é a pura realidade que se vive em Moçambique.
Receio que ela sofra represálias pela sua audácia...
Cabe aos Moçambicanos resolver os problemas do país, mas o facto da Quitéria ter falado abertamente no encontro com o presidente Obama, é algo positivo e benéfico para todos.
Muitos estrangeiros vivem na ilusão de que em Moçambique se vive uma democracia sem qualquer tipo de discriminação, não se apercebem dos verdadeiros problemas do país e não sabem dos abusos perpetrados por um governo considerado soberano e democráticamente eleito.
Maria Helena

JOSÉ disse...

Questiono quantas plataformas relevantes existem em Moçambique para os jovens expressarem os seus anseios. O facto de Quitéria ter dito o que disse na América ou em Moçambique acaba por ser irrelevante, o que interessa mesmo é o conteúdo da mensagem. Não tenho a mínima dúvida de que a maioria dos jovens moçambicanos concordam com a Quitéria, eu acredito nesta geração da verdade!

Chacate Joaquim disse...

Caro V. Dias,

A questão é a liberdade de expressão vs oportunidades para os jovens é disto que estamos a falar que Obama seja Jeová.

Chacate Joaquim disse...

Olá Maria,

Veja que há indivíduos que se acham no direito de criticarem sem ser criticados, quem manda os outros à Guiné critica a associação dos músicos e outras instituições desde que não estejam ligados ao governo!!!

As pessoas devem ser por convicção não por conveniência para evitar o lambibotismo que o J. Rebelo justamente critica.

Chacate Joaquim disse...

José,

Veja que há pessoas que andam a repitir o dito pelos governantes dizendo não podemos ficar a espera do governo para ter emprego... et ceter!!!

Para mim estas pessoas não passam de indivíduos alienados porque é papel do Governo e do Estado em todo o mundo prover emprego para seus cidadãos.

Aqui não! é víra ti!!! há gente autorizada para concordar ou descordar sob pena de perder oportunidades. disso todos concordamos mesmo dizendo o contrário no formal.

V. Dias disse...

Concordo chamuale

Zicomo