Páginas

12 agosto 2010

Prender para dialogar???


O julgamento de Hermínio dos Santos está marcado para às 09 horas de hoje, no Tribunal da Machava

Enquanto Hermínio dos Santos está detido, o vice-presidente do Fórum dos Desmobilizados de Guerra de Moçambique (FDGM), João Paulo Simba, confirmou à nossa reportagem que o ministro dos Combatentes, Mateus Kida, enviou esta quarta-feira um convite a solicitar encontro com os membros do fórum, na tarde de hoje. João Simba refere que antes de mais os membros do fórum exigem a soltura do seu presidente.

A Polícia da República de Moçambique afecta à 1ª e 5ª esquadras do Município da Matola, bem como o Tribunal da Machava, estão a torturar psicologicamente o presidente do Fórum dos Desmobilizados de Guerra, Hermínio dos Santos, detido em sua própria residência, desde a noite passada, terça-feira. desapontamento do Hermínio dos Santos. Enquanto Hermínio dos Santos está detido, o vice-presidente do Fórum dos Desmobilizados de Guerra de Moçambique (FDGM), João Paulo Simba, confirmou à nossa reportagem que o ministro dos Combatentes, Mateus Kida, enviou esta quarta-feira um convite a solicitar encontro com os membros do fórum, na tarde de hoje. Segundo João Simba, antes de mais os membros do fórum exigem a soltura do seu presidente, Hermínio dos Santo.

9 comentários:

V. Dias disse...

Então Chacate? O que dizes?

Zicomo

Chacate Joaquim disse...

Como oquê? meu amigo V. Dias, você sabe que aqui as mudanças são muito lentas não sei aí atraz dos montes?

V. Dias disse...

Só queria espevitar.

Era para te alertar que a siatuação está mal. MAL mesmo.

Este senhor está a ser vítima de uma cabala, coisa triste.

Zicomo

Unknown disse...

Eu ontem falava com um meu tio miliar de grande patente, dizia que não faz sentido uma greve de dismobilizados no País e que infelizmente o Governo usa a força para tirar direitos legais às pessoas um exemplo concreto de um estado que passa a vida a cultivar descontentes e terrenos bem adubados para conflitos e também lembrava o que se fez com o Dlakama em Nampula! são medidas não muito seguras para um estado que pretende preservar a Paz.

Reflectindo disse...

Não é diálogo que se pretende agora, mano Chacate. O que está planificado é tentativa de dividir o grupo para enfraquecê-lo. Basta ver isto aqui, para chegares a essa conclusão. Recordemos do que eles tentaram fazer para com os madgermanes.

Uma coisa é, este jogo pode ser um investimento arriscado, pois que pode ser que o gooverno está a fortalecer a CAUSA criando seus heróis.

Reflectindo disse...

Calha que o teu tio pensa exactamente o que acabei de postar.

Estes governantes se enganam com mentiras já que negam os factos.

Chacate Joaquim disse...

É como a Guerra dos 16 anos meus irmãos, é como dizia Jesus cristo, "Zangar podemos Zangar mas culpa é de quem provoca", portanto, a rebeldia de alguns só pode ser resposta a qualquer coisa que só dialogando podia se ultrapassar mas a arogância e temosia dos que diziam RENAMO ou MNR em vez de Resistência Nacional Moçambicana, são "restos mortais... quinquilharia do colono" e com isso não podia haver diálogo! levamos tanto tempo para alcançar a Paz, a força não serve para um estado que se pretende de direitos e liberdades entre os Homens. Infelizmente ninguém me deixa entrar no CC ia dizer algumas coisas boas.

Chissano é tudo que pode ser chamado mas soube trazer e consolidar a Paz com a ponderação dele.( é desta ala que queremos na FRELIMO do Mondlane), sem fanatismo...

Anônimo disse...

Quase SEMPRE tudo se tem resolvido através da FORCA.
E vindo de um governo que se intitula Democrata...
Acho que querem criar confusão para desviar a nossa atenção das falcatruas e abuso de poder/direitos perpetrados constantemente pela sua comandita.
A raia miúda não é a culpada, como neste caso, mas o tubarão gigante.
Isto cheira-me a uma vendeta...
Maria Helena

Chacate Joaquim disse...

A colonização durou cerca de 500 anos mas terminou, acredita Maria Helena, nós seresmos os herois desta estória, pelo que exortamos a juventude e todos os excluitos para que se juntem na conquesta do espaço que lhes cabe. Bjs