Páginas

11 agosto 2010

Que ganhos com a Independência e a Paz?


A independência e a Paz não são ganhos inquestionáveis como muitos tentam nos fazer engolir na cobertura de uma certa ideologia. Tentamos desenvolver aqui.

3 comentários:

Abdul Karim disse...

Mano Chacate,

Selecionado.

V.Dias disse...

So quem nunca viveu na escravidao pode dizer que a independencia nao trouxe ganhos. Somos pessoas com almas graças a ela. Ou ja se esqueceram que eramos, aos olhos dos indomaveis, pessoas sem alma?

Zicomo

Chacate Joaquim disse...

V. Dias,

Ninguém disse isso se leu o texto compreendeu o nosso objectivo, parece que os factos históricos em Moçambique não podem ser questionados! esta é a nossa questão. por exemplo: porquê insistimos em adoptar o regime socialista se todos percebiamos que não passava de uma profecia sem resultados? quais foram as razões concretas da guerra dos 16 anos? porquê tivemos que levar 16 anos para alcançarmos os acordos? Mais, dizer que os reacionários não deviam ter sido fusilados talvez pesos é atentar a paz e retornar ao conflito para além de discontextualizar os factos históricos!

Estamos a dizer que não é bem assim estes assuntos devem ser estudados criticamente não exatamente para apontar o dedo mas para reconhecer o erro.

Veja que mesmo depois da independência,e a Paz, os que por razões individuais fossem à margem dos nossos ideiais são mortos! porque o direito a vida "há momentos históricos que não constituia valor"!

Esta é a nossa preocupação não necessáriamente o que lhe leva a nos considerar "pessoas sem alma"

Achamos que sem alma são aqueles que envangelizam para não questionar a Gerra dos "civil" sob prestesto de preservação da Paz.