Páginas

17 setembro 2010

Ao meu amigo Stuwart Sukuma

Caro amigo,

A aparencia conque se apresenta na Tv. recorde Mocambique da entender que esta bem de saude pelo que escuso-me de questionar essa parte ou entao deixo para algum laboratorio clinico se isso nos preocupa.

Sei que ficara preocupado com a minha parte exactamente pela minha incondicao de exposicao, mas fique discansado a forca de sei la quem ainda me poe em pe com aminha familia.

Esta carta nao vem aproposito da Tv onde substituiu o rei dos bifis nem da sua carreira (musico) como era de se esperar mas sim, de uma questao que num desses teus engracados (des)programas levantava e tentei enviar sms infelizmente tambem encravarao!...

A questao era:  POR QUE A UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE NAO ACEITA DEIXAR O TINBILEIRO ENSINAR OS ESTUDANTES NA QUELE ESTABELECIMENTO?

 Ele foi respondendo dizendo que eles acham que ele nao tem nivel academico aceitavel para o efeito mas ele ensina algumas pessoas na comunidade... etc... Mas esta nao 'e a questao. porem antes de mais deixa me perguntar tambem meu amigo:

Por que o amigo Sukuma acha que a deve deixar de servir acomunidade dele ir para a UEM?

Amigo, sei que ninguem sabe mais que ninguem se nao saberes diferentes, 'e tambem verdade que o asunto de educacao , estrucao, ensino aprendizagem toca a n'os todos.

No entanto, a ligacao entre as diferentes vertentes onde ocorre a educacao nao pode ou nao deve de forma alguma ser feita de forma totalmente tao aliatoria quanto a que tentou sugerir neste dia.

Veja que a esta ocorre em duas esferas: Informal e Formal, Enteda-se Formal aquela que ocorre dentro das instituicoes de ensino regidas pela lei 6/92 do SNE e a informal a quela aprovada pela pol'ica nacional de educacao.

Sei que posso ter complicado ainda mais o nosso entendimento aqui: ora, a informal ocorre dentro da comunidade, em casa, na igreja, na CFI, no INEFP etc portanto aqui o Machope, timbileiro pode trabalhar, ensinar os outros.

Mas no formal (escolas publicas e privadas) o assunto 'e outros amigo, deve se obedecer obrigatoriamente padroes metodologicas internacionalmente aceites, infelizmente no mundo inteiro ainda 'e assim e Mocambique 'e uma pequena aldeia deste.

Portanto, 'E isso meu amigo espero ter ido ao encotro da sua preocupacao, (in)felizmente 'e uma preocupacao legitima nao s'o do meu amigo, se for a ver at'e o bi-linguismo 'e uma medida tendente a valorizar esta ducacao de casa, da igreja, da comunidade 'e por isso que ao nivel do ensino primario esta conteplado estas mat'erias no curriculo local nao necessariamene como gostaria que fosse (o estrumentista ser docente universitario! coisa muito complexa esta stuwart).

sorry nao tenho sinais.
Pensa comigo



5 comentários:

V. Dias disse...

Amigo Chacate,

Nao sei se percebi bem, queres saber se um timbileiro pode dar aulas na UEM sem diploma?

Depende dos interesses da universidade.

Na nossa legislação do ensino superior so pode dar aulas quem estiver diplomado.

Ora, ha uma saida para isso. A UEM, querendo, pode atribuir o grau de Honoris Causa a esse fulano e por sua vez fazer parte de um gabinete de investigaçao e, porquê nao, dar aulas?

Ha universidades que fazem isso ca na Europa. Mesmo nos EUA. Quando se é super-dotado nao se pode perder de vista, até porque o país tem valores que nao estao nas universidades, nem nunca foram doutores, nao tem nenhum grau, mas que sao uma lente.

Tudo depende dos interesses da instituiçao.

Se entendi mal, esclareça-me.

Zicomo

Chacate Joaquim disse...

Amigo V. Dias,

Na verdade essa preocupa'cao 'e do stuwart,

Eu apenas procuro compreende-la

Porque no meu entender nem o Malangatana com a bonecada dele lhe seria dificil ser docente universitario devido a complexidade exigida neste nivel.

Ora, o curriculo do encino basico em Mo'cambique inclui curriculo local, 'e aqui onde acho que o timbileiro devia contribuir porque nao vejo at'e quando tocar timbila passa do nivel elementar de estru'cao!

A educacao 'e tarefa de todos n'os. Por'em h'a que definir linhas de orientacao se nao vamos doptar o pais de informalidade desleial.

O ensino na Universidade exige Metodos extremamente complexos e nao est'aticas ou mec^anicas.

Nem o Malangatana (na sua idade e experi^encia) com a bonecada dele nao tem nada para ser docente universitario! e um jovem quano aquele que vi na TV!!!

O problema nao 'e estar ou nao diplomado, embora isso legitime o sabar de alguma forma.

Est'a a ver uma pessoa com 7ª classe a dar aulas de um estrumento musical na UEM?!!

Super doptado? quer dizer g'enio? nao 'e o que vi na TV.

Chacate Joaquim disse...

Considere Ensino (onde encino) repiti o exemplo de malangatana consciente.

Anônimo disse...

Meu caro,
Gosto de visitar o teu blog e aprecio as tuas ideias mas entristece-me o descuidado que o mano tem para com a língua. Os teus textos estão cheios de erros ortográfico que acredito que o mano podia evita-los. E um texto cheio de erros, desencoraja o leitor pois é tentado a duvidar da seriedade do seu autor. Note que não me refiro a questões de acentuação, pois o mano nos alerta para esse facto. Espero que não me interpretes mal.


Muxanisseki

Chacate Joaquim disse...

Caro anonimo,

Obrigado. peca apenas por ocultar a identificacao! aqui nao precisa!...