Páginas

21 setembro 2010

Basílio Muhate quer ser Secretário-Geral da OJM




Só uma brincaderinha:

1 O que Espera da OJM caso Muhate ganha?

18 comentários:

JOSÉ disse...

Pouco espero, pois a OJM é um atrelado da Frelimo e pouco relevante para os jovens moçambicanos.

Mozvoz disse...

Basílio... com devido respeito pelo blogger e sem querer menospresa-lo, deixem-me tecer apenas minha opinião, lembro-os não vinculativa, apenas opinião de um simples blogger.

Basílio, embora a popularidade, não tem a força que a organização juvenil precisa, pois vejo este blogger enquadrado nas palavras ditas a anos pelo General Hama Thai,..."os jovens podem vender o país..."

A OJM precisa de uma mente sã, autonoma, capaz de enfrentar, vencer e impor-se face a concepção, negativa que caracteriza esta agremiação.

A OJM, precisa mudar, precisa adoptar-se as necessidades e conjuntura actual. So o sangue novo e e mentes autonomas podem dessociar a OJM do lambebotismo.

Basílio, está longe desse perfil pois a OJM precisa de alguém que possa dessocia-la do partido Frelimo e torna-la como o nosso diz, a organização representativa de todo jovem moçambicano, a organização, que une os jovens moçambicanos, sem destinção, politica ideologica ou partidaria.

Basílio, está consciente destes factos, todos e de que ele não é esse jovem que a OJM precisa.

V. Dias disse...

Não foi à toa que andou pelos blogs vendendo o produto "Frelimo" afinal tinha uma razão de ser. Nada surge do nada. Não tenho nada contra o cidadão Basílio, até porque isto de OJM nunca serviu para nada.

Zicomo

Nelson disse...

O problema da OJM é ter sido criada no tempo do Partido único(FRELIMO) e não ter se adequado a nova realidade política do país. A OJM é assim por dizer, a liga juvenil da Frelimo. Mudar isso é quase impossível. E não mudar isso impede que OJM seja uma organização com "pensamento próprio".
Oque se precisa mudar na OJM não é apenas a liderança, a relação Frelimo-OJM.
Vamos deixar que o tempo prove oque estou a dizer e daqui a alguns anos o camarada Muhate nem terá imprimido a tal nova dinâmica que diz querer imprimir e teremos nessa altura um outro camarada "desejando" imprimir uma nova dinâmica.
Há que entender porque é que a OJM não funciona, mas para isso há que entender oque significaria funcionar. Quais são os objectivos que se pretendem alcançar com a OJM? Enfim o camarada Basílio podia por exemplo "acessorar" a actual liderança da OJM.

Chacate Joaquim disse...

Meus caros,

Jose,Moz Voz e V. Dias. Pelo que entendo nas vossas opinioes parece que sao unanimes em que o problema da OJM ºe ser FRELIMO.

Eu nao percebo bem isto.

A ANC tem tambem organizacoes democraticas de massas nela congregadas mas estas sao activas e constituem forca de pressao para o partido e o governo!

O facto de os quadros do executivo sairem destas organizacoes acho que ºe o trunfu que se usa para a vassalagem dos nossos Membros destas organizacoes.

V. Dias disse...

Não devemos importar exemplos de fora num país formatado a matequenha....

Zicomo

Matusse disse...

A avaliar pelo grupo que o acompanhava, não se vislumbra nenhuma mudança naquela organização a não ser de novos oportunistas. O que de sério Muhate já questionou por aqui? Não enganem os jovens, por favor.

Unknown disse...

A credito que Muhate sera fiel a sua maturidade intelectual para mudar o rumo das coisas dentro da OJM. Porque enquanto as organizacoes do genero servirem de trampolim para se ascender a cargos como de deputados, ministros, vice ministro o que nao era mau! porem as pessoas se deixam levar com isso. Gilberto Mendes ºe exemplo do que sonho com os jovens da OJM.

Nelson disse...

Como já disse aqui e tenho estado a dizer lá no blog do Mutisse onde até o Muhate já apareceu, o problema da OJM vai muito além das suas lideranças. Enquanto a OJM continuar "atrelada" à Frelimo, ver os problemas do País no geral e dos jovens em particular pelos olhos da Frelimo então esqueçam!

Anônimo disse...

sinseramente falando,com o devido respeito,nao acho que o basilio seja a pessoa indicada para ser sec.geral da ojm,basilio parece der um jovem ganancioso aprocura do poder,ouvi dizer que concorreu para este cargo em 2005,e no ano passado para ser presidente do CNJ e deputado da assembleia da republica.para mim e alguem que espera que a sorte lhe bata as portas.e alguem assim que vive concorrendo e perde e e reprovado pelas mesmas pessoas que vao votar desta vez tambem so pode ser alguem que tenta a sorte.n ta preocupado com os jovens mais sim consigo mesmo.

Anônimo disse...

ele estava acompanhado de um grupo de actores,muito elitismo,jonvens preocupados com a ojm e com o pais ali nao estavam...mesmas caras,pessoas preocupadas em aparecer.nao engane os jovens pfavor

Chacate Joaquim disse...

Anonimos,

por favor vamos evitar adjectivos que ofedem e ataques pessoais.

Ora, nao vejo mal nenhum em alguem tentar varias vezes oucupar um cargo que se pretender ser estrategico para mudar as coisas.

Veja, eu no meu Bairro muitos nao gostam de mim porque faco pressao ao Conselho Municipal para retirar a Lixeira de Malhampsweni que por sinal ºe a fonte de rendimento deles.

Para dizer que Muhate pode nao ter consiguido passar nisso tudo nao por ser ambicioso! quem nao ºe.

Chacate Joaquim disse...

Nelso,

Veja que tanto ao Mutisse como ao Muhate tenho conversado com eles no sentido de mostrar que nao basta que alcancemos lugares cimeiro do poder politico. precisamos de mostrar diferenca e sensatez.

2 A OJM nao esta mal por causa de ser liga juvenil de FRELIMO, mas sim, de se pensar que o nosso optimismo podera conquistar credito ao banqueiro...

A meu ver, a nossa lealdade deve ser antes a nossa classe de forma a influenciar esta FRELIMO Pai do universo dos Mocambicanos quer queiramos quer nao.Este devia ser o objectivo da OJM.

V. Dias disse...

Chacate "meumão"....

Saiste-te muito mal neste comentário.


Zicomo

Anônimo disse...

O que se espera da OJM caso Muhate ganhe?
Espero que tudo continue na mesma, que nada vá mudar, que a OJM é uma célula ou a continuação da Frelimo.
Por lá, geralmente, passam só lambe-botas e oportunistas.
Quem pensa de forma diferente, talvez viva uma pura miragem, uma fábula, pois a realidade não é esta.
O mesmo que Frelimo e governo são a mesma coisa, assim OJM e Frelimo também o são, embora devesse de haver separação entre cada entidade.
Maria Helena

Chacate Joaquim disse...

Brother V. Dias,

Concordo que posso ter sido infeliz. Mas como ºe que vou concordar que ser da FRELIMO ºE razao do insucesso das Organicoes de massa!

EU, VOCE,Gilberto Mendes e tantos outros somos da FRELIMO mas tentamos ver as coisas do outro anglo!...

A cosato, a liga juvel na RSA sao da ANC mas tentam constituir de facto elos de pressao ao partido e ao governo para este seja prestativo ao cidadao.

Portanto, ser nao esta em causa em causa ºe o vassalo, ºe o lambebotismo, ºe o igoismo, ºe o autismo dos membros por conveniencia.

Portanto, meu Brother me desculpe se defraudei suas espectativas.

Abracos

Chacate Joaquim disse...

Ola Maria Helena,

Concordo consigo, ha que criar idependencia ideologica entre entidades para que haja sinergismo entre eles.

A falta de elementos que constituao de facto uma actividade diversificada e assim sistemica ºe que ºe o desafio da OJM e nao so

Basilio Muhate disse...

Caros

Agradeço as reflexões aqui deixadas ao longo da Preparação da VI Conferência Nacional da OJM. Fui eleito Secretário Geral e continuo, juntamente com a minha equipa, aberto ao debate de ideias e reflexões para melhorarmos a nossa agenda Nacional.

Aproveito o ensejo para convidar os bloggers Moçambicanos a assessorarem-me, a darem as suas ideias e a apresentarem propostas para melhorarmos continuamente o nosso desempenho.

Um abraço e continuamos por aqui !

Basílio