Páginas

20 setembro 2010

Livre expressao na ANC


Milhares de membros do ANC, partido sul africano no poder, iniciam esta segunda uma conferência política marcada por várias tensões que envolvem o Executivo

O Presidente Zuma deverá enfrentar críticas da Liga da Juventude do partido e de parceiros tradicionais do ANC, como os sindicatos.   aqui

4 comentários:

Anônimo disse...

O problema de misturar governo com partido político dá nesta confusão.
Sabe, o ANC libertou o país, assim como a Frelimo também o fez, mas o problema é que com o passar dos anos, o ANC não é o mesmo, nem a Frelimo é a mesma, falo dos tempos da luta de libertação.
Agora, ambos abusam do poder e autoridade, em especial a Frelimo, pois na RSA, apesar de tudo, ainda existe uma certa liberdade a nível dos meios de comunicação/imprensa e jurídico, algo que não se passa tanto no nosso amado país.
Agora ambos acham que têm direitos, pois a dívida da luta de libertação jamais será saldada, eles são os veteranos e o povo deve-lhes ETERNAMENTE. O problema que temos em Africa é esse mesmo, sempre gostamos de nos fazer de vítimas, e quando não temos argumentos, qualquer arma vale, desde a cartada racial, a vassalo do Ocidente, a traidor, a anti-governo, etc. etc.
Maria Helena

Chacate Joaquim disse...

Olá Maria,

Infelizmente o Notícias vem um título assim, "ANC vai actuar contra a indisciplina interna".

Isto é que me preocupa! Como é que a OS SINDICATOS, OS JOVENS da ANC podem ser considerados "indisciplinados" quando discordão com as lideranças?

Quer dizer, somo obrigados a concordar sempre com as autoridades?

Quero concordar que Moçambique também há vezes que deixa-me preocupado, a exemplo dos pronunciamentos do Ministro do interior quando das manifestaçõe de 1, 2 e 3 de Setembro 2010.

Estas atitudes das autoridades devem ser combatidos, ameiaças e pungilismo discursivo...

V. Dias disse...

Hossana Maria Helena

Zicomo

Anônimo disse...

Aprendem todos pelo mesmo livro. Vão lidar com os problemas de indisciplina interna... posso até achar bem... mas afinal, quem mesmo vai lidar com esse problema??? Esses que vão disciplinar os indisciplinados, muitas vezes são os maiores corruptos e malfeitores, cujas vidas não são exemplo para ninguém, mas que se acham sempre no direito de julgar os outros. Eu não poderia disciplinar outrém se não tivesse a minha casa limpa...
Esta atitude africana de querer 'disciplinar' quem não concorde com a nossa chamada à atenção a todos os podres que se cometem, já cheira muito mal, parece que estamos a lidar com os nossos filhos mais pequenitos, que, quando não obedecem ou fazem uma asneira, damos-lhes uma palmadinha, mandamos de castigo para o seu quarto ou negamos-lhes a sua coisa favorita. Mesmo quando temos de explicar aos nossos filhos o que fizeram de errado, temos de ter a certeza que não estão copiando o nosso comportamento, por isso, como Pais, temos de ser exemplares, só assim poderemos disciplinar os nossos filhos. O que se passa no caso do ANC é mesmo o oposto, e a Frelimo também segue as mesmas pegadas.
Lembro-me no liceu que nos diziam que 'iriamos ser disciplinados' ou que éramos reacionários, quando não assistiamos às reuniões, estudos políticos, ou não íamos machambar...
Maria Helena