Páginas

13 outubro 2010

O que é racismo?

UM candidato negro é a esperança dos republicanos contra Obama no Congresso norte-americano, referiu domingo o jornal britânico Telegraph. Segundo este jornal, a poucos quilómetros de Fort Sumter, onde ocorreram os primeiros tiros da Guerra Civil, em 1861, Tim Scott, um cidadão norte-americano da raça negra, contou que nasceu na pobreza e num lar desfeito, trajectória muito parecida com a de Barack Obama.

Candidato negro para o Congresso, Tim Scott conversou sábado, em campanha eleitoral, com estudantes de North Charleston, aos quais contou ter reprovado no ensino médio. “Falhei em Geografia, Educação Cívica, Espanhol e Inglês. Quando se chumba em Espanhol e Inglês não se é bilingue, é se bi-ignorante”, contou.
Segundo o jornal, excepto por uma fatalidade, Scott será eleito para o Congresso em Novembro próximo, onde será “adversário feroz de Obama”, a quem “dá uma fulminante reprovação na sua presidência”, de acordo com a publicação britânica.

"As suas intenções podem ser boas, mas ele (Obama) está a levar-nos para a beira da falência. Agora o povo americano está simplesmente a dizer que já chega, que ele teve o suficiente", considerou Scott, citado pelo jornal.

De acordo com o Telegraph, Scott será o primeiro negro congressista republicano do extremo sul em mais de um século. Os republicanos esperam eleger pelo menos dois outros candidatos negros para o Congresso nas eleições do próximo mês. Trata-se de Allen West, da Flórida, e Ryan Frazier, do Colorado. Actualmente existem 42 parlamentares negros no Congresso, todos democratas. Os republicanos não têm nenhum congressista negro desde JC Watts, deposto em 2003. Ironicamente, a oposição à política do primeiro presidente negro em questões económicas e sociais constitui um factor fundamental de motivação para esta nova onda de negros conservadores.

O jornal cita Timothy Johnson, co-fundador da Fundação Frederick Douglass, um grupo que ajuda a promover candidatos republicanos negros, a dizer que Obama não foi avaliado adequadamente na eleição de 2008 por causa da sua raça.

"A eleição não foi tanto sobre o que Obama trouxe para a mesa. As pessoas votaram nele porque queriam se sentir bem consigo mesmas, que não eram racistas”, argumentou.

O jornal britânico cita ainda Scott a revelar sentir-se desconfortável sempre que lhe questionam sobre a raça. “Ele quer que seja julgado pelo seu carácter e não pela cor da pele”, referiu a publicação, segundo a qual, em Fort Dorchester, felizmente, ninguém perguntou a Scott sobre a raça ou por que um homem negro quer ser deputado pelo bloco dos republicanos. Leia mais

Nota reflexiva: Usar o negro para fins seja de que tipo pode ser um acto racista...

Pensa comigo!

4 comentários:

Nelson disse...

Em nenhum momento acreditei que Obama tenha chegado à presidência dos EUA por ser negro. A côr não teve nada a ver, se tivesse Obama não estaria lá. Temos que ter o cuidado de não acharmos "precipitadamente" que os republicanos estejam a jogar o factor raça, senão seremos nós mais racistas que eles(republicanos)

Anônimo disse...

Concordo que seja um acto não só racista, como também oportunista.
No entanto, acho que Obama foi eleito por mérito próprio. Não podemos esperar milagres por parte dele, pois o mundo atravessa uma grave recessão.
Maria Helena

Unknown disse...

"A eleição não foi tanto sobre o que Obama trouxe para a mesa. As pessoas votaram nele porque queriam se sentir bem consigo mesmas, que não eram racistas”, argumentou.

Caro Nelson,

Estes argumentos são deles não dos analistas! A questão é, o que significa pensar assim? Será Obama incompetente a este nível?

Concordo consigo, no entanto, eles é que pensão na cor como estratégia!...

Há vezes que penso que intervimos sem (re) ler de modo a entender o objecto em análise.

Unknown disse...

Olá Mary, hehehe...

Bela intervenção sua, de facto Obama não é nenhum mágico para mudar o mundo em 4 ou 5 anitos, a crise mundial é resultado de falhas cíclicas do governo e do povo americano como do mundo em si.

Porém, é preciso compreender que no mundo como USA, qualquer falha é uma estratégia de golpe para o opositor, já era de esperar... o que me preocupa é o uso da negretude (cor) para alcançar o poder!...