Páginas

26 janeiro 2011

O serviço da BBC em português e em outras línguas vai encerrar no âmbito de um plano para poupar 46 milhões de libras (53 milhões de euros) por ano, confirmou a estação pública britânica.

Além do serviço em português, que se destina sobretudo aos países africanos lusófonos, irão também fechar os serviços em macedónio, albanês, sérvio e inglês para as Caraíbas.
O anúncio oficial destas medidas, bem como o despedimento de 650 funcionários de um total de cerca de 2.400, será feito na quarta-feira aos funcionários.
Mas para Teresa Lima, responsável pela secção portuguesa na BBC, onde está há 12 anos, a notícia não é totalmente inesperada. "O serviço já teve para ser cortado várias vezes", disse hoje, em declarações à agência Lusa.  
 
Ficou surpreendida, no entanto, com os "cortes demasiado drásticos" que colocam em risco os 12 postos de trabalho na secção, dos quais dez a tempo inteiro e dois a tempo parcial. Se estes planos forem para a frente, admite que "as oportunidades de reintegração  [noutros serviços da BBC] não serão muitas".  
 
O serviço em português foi criado a 4 de junho de 1939 e era dirigido inicialmente a Portugal e às respetivas colónias. Depois da sua independência, a partir de 1975, os países africanos de expressão portuguesa passaram a ser o principal destino deste serviço. Além de três programas
... Leia na itegra

Nenhum comentário: