Páginas

21 abril 2011

Frelimo aberta ao diálogo

A FRELIMO anunciou ontem que continua aberta ao diálogo com a Renamo como único mecanismo para se ultrapassar qualquer que seja a diferença.

A posição foi tornada pública pelo secretário para a Mobilização e Propaganda, Edson Macuácua, reagindo à decisão unilateral do maior partido da oposição nacional de romper com o diálogo que vinha mantendo com a maior força política nacional.

“O diálogo é apanágio da Frelimo. Para a Frelimo o diálogo é o único mecanismo para ultrapassar qualquer diferença. Apelamos aos moçambicanos para que não se deixem instrumentalizar, não participem em manifestações que visam desestabilizar o país”, alertou.

Macuácua explicou que “a violência gera violência, ceifa vidas humanas, paralisa o país, destrói infra-estruturas e semeia o caos social. A única alternativa à paz é a paz. Só com a paz é que podemos realizar os nossos sonhos, construirmos o nosso Moçambique, combatendo a pobreza e desenvolvendo o país”.



“A paz é um recurso precioso, factor de desenvolvimento. A instigação e exaltação da violência são um atentado à ordem, segurança e tranquilidades públicas. Condenamos e repudiamos veementemente o recurso a mecanismos antidemocráticos e inconstitucionais para a alteração da ordem política”, reiterou, em declarações ao Notícias.

Nota Reflexiva: Então, o que falta afinal para que o Diálogo surta efeitos desejados? Barreiras constitucionais? e agora, ipotecamos a paz?

    Para definitivamente parar-se de andarem a nos recordar fantasmas dos 16 anos. Eu lembro-me com muita tristeza as mortes que aconteceram durante aqueles anos... Afinal o que a RENAMO quer que não seja possível?  quer lugares públicos? Mesmo Zimbabwe não está a viver!!!