Páginas

27 outubro 2008

CEDEAO discute combate ao narcotráfico

 
J.Vicente Lopes (Praia) e Salvador Gomes(Bissau)

Cabo Verde é palco esta semana de uma conferência internacional sobre a luta contra o narcotráfico nos países da África Ocidental, CEDEAO.

Participam no encontro os ministros da Justiça e da Administração Interna dos 15 países da referida comunidade, além de organismos como a Interpol, o FBI e o Escritório das Nações Unidas para o Controlo da Droga e Prevenção do Crime (ONUDC).

http://www.bbc.co.uk

Diz se que África é o corredor o mercado é Europa mas aproveniência (origem)  é que nos importa mais


23 outubro 2008

Detido ex-ministro António Munguambe

Corrupção na «Aeroportos de Moçambique, E.P.»
 
"O ex-ministro dos Transportes e Comunicações António Munguambe foi detido ontem à tarde por ordem da Procuradoria Geral da República que através do Gabinete Central de Combate à Corrupção se encontra a investigar as denúncias que os trabalhadores da «Aeroportos de Moçambique» (AdM) dirigiram à Inspecção de Finanças sem qualquer consequência prática, mas que acabaram por ser tirados do baú pelo semanário Zambeze que as tornou públicas em Outubro".

Maputo, Canal de Moçambique –2008-10-23 06:32:00

1: Este ex-ministro não é do governo do JC!
2: Será que no grupo dos antigos Guerrilheiros não há corrúptos? ou ainda não foram apanhados!

Bem haja PJR




21 outubro 2008

Ex-Presidente do Botswana ganha prémio Ibrahim

A BBC tem na sua mancheta que Festus Mogae foi também galardoado pela sua luta contra a pandemia do HIV

O antigo presidente do Botswana Festus Mogae ganhou o Prémio Mo Ibbrahim no valo de $US 5 milhões que visa encorajar a boa governação em África. Ele abandonou o poder em Abril deste ano depois de dois mandatos como Presidente. O Botswana é um dos países mais estáveis de África - nunca sofreu um golpe de estado e tem realizado regularmente eleições multipartidárias desde a sua independência em 1966.

Bom exemplo este de F. Mogae leia aqui http://www.bbc.co.uk

Sorteio da CNE coloca Frelimo em primeiro lugar nas 43 autarquias

O sorteio realizado, na «SOJOGO», em Maputo, pela CNE, deixou o partido Frelimo e os seus candidatos à presidência dos municípios, a constarem nas primeiras posições nos boletins de voto tanto para as assembleias municipais como para eleição dos edis, nas 43 autarquias. A Renamo ocupa a segunda posição, o PIMO a terceira e o PDD a quarta. Seguem depois os outros partidos, coligações e grupos cívicos de cidadãos que foram apurados para as eleições autárquicas de 19 de Novembro próximo em cada uma das autarquias. A CNE explicou os critérios que usou para sortear os concorrentes: Os candidatos foram divididos segundo o número das autarquias para as quais concorrem. A Frelimo e a Renamo – que concorrem para as 43 autarquias – entraram no seu pote, e a primeira bola a sair foi a da Frelimo. Isso fez com que os candidatos deste Partido ocupassem sempre a primeira posição, em todos os municípios. Não houve um sorteio para cada caso, isto é para cada uma das 43 autarquias onde haverá eleições para os respectivos governos municipais.

Canal de Moçambique. Maputo, Segunda-feira, 20 de Outubro de 2008

03 outubro 2008

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO AMEAÇA SNE

" O Director Províncial da Educação em Inhambane diz que quem se formar sem autorização da Direcção Provincial de Educação em Inhambane não será pago pelas habilitações que tiver reunido nessa formação. porque quem deve programar a formação dos Professores é esta Direcção" Radio Moçambique 7 horas do dia 03/10/2008.

Eu já não estou a entender nada todos os dias clama se pela falta de Profesores formados! afinal!!! o problema não é esse, há muitos professores só que não exercem esta actividade porque são mal pagos e preferem outras empresas e o SNE por sua vez vai recrutando os recem graduados da 10ª e 12ª Classes porque aceitam as condições impostas. o Director Províncial de Inhambane deve saber que o professor só pede autorização para se formar, se esta prejudicar o cumprimento das suas obrigações profissionais. Agora, se for curso noturno não vejo a razão de negociação!

Pense comigo

02 outubro 2008

Senado dos EUA aprova pacote de ajuda bilionária a setor financeiro

"Para alívio, ainda que momentâneo, dos mercados mundiais, o Senado dos Estados Unidos aprovou na noite desta quarta-feira o pacote de ajuda ao setor financeiro, de US$ 700 bilhões, proposto pelo Departamento do Tesouro e defendido intensamente pelo presidente americano, George W. Bush. Submetido a reformas depois de ter sido rejeitado pela Câmara dos Representantes (deputados), o novo texto finalmente obteve apoio para ser aprovado" Folha Online.

Lembre-se Bush através da Reserva Federal decidiu a dado momento baixar as taxas de juros o que escancarou as portas do mercado finaceiro americano indigindo assim a bolsa de valores porque  os novos investidores preferíram outras área de investimentos? será que por de traz da famosas teorias de mercado (especulação) não haverá outras razões? veja que o Legislador quer tomar medidas para salvar o poder Financeiro! não haverá gente que saiu aganhar acusto zero com isto?

Pense comigo

01 outubro 2008

PAULO IVO GARIDO É UM GESTOR OPERACIONAL

" Temos Pessoas que nunca saíram da cidade, mas, em contrapartida, há quem trabalha há mais de 25 anos na periferia. Os gestores dos recursos humanos não têm ideia da distribuiçõ de quadros. Os recém formados são colocados de imediato na cidade, contrariamente ao que devia ser" Paulo Ivo Garrido, Ministro da Saúde, in Diário de Moçambique, 19 de Setembro de 2008.

Este Ministro para mim já mostrou que fala mais do que faz. olha, o Ministério dele é o que mais descontetes reune. Que noção de motivação tem este senhor? Grandes administradores aconselham que é possível se tomar uma decisão contra alguém sem criar descontentamento.

Há uma outra questão que deveria se debater é sobre a questão dos resultados. Pelo menos na educação a eficiência do sistema educativo é mensurável pela rede de infra-estruturas, número de Professores formados; descentralização no sistema etc.. até chegar á Eficácia que já é visto pelo nível de resposta das necessidades sociais (Políticas, económicas e culturais). Portanto aumentar a rede escolar, retenção (não desistência); isto é, as taxas de escolarização e admissão, mudanças de currula ainda não são o resultado desejado.

Ora, no Ministério do Paulo, para além da "falta de médicos os mesmos não tem competência para nada, Os técnicos de laboratório são piores, os Gestores de Stocks nos armazém farmacéuticos não passam de criadores de fissuras para saidas ilegais de medicamentos; hoje são Gestores de RH que são medíocres"! (usei aminha memória) Eu desafio o Paulo a nos dizer em média quantas pessoas dão entrada nos nossos hospitais padecendo de uma patologia qualquer e quantas são tratadas com susseço? quais são as taxas de Mortalidade em todas as faxas etárias em Moçambique?

Parece que o Paulo apesar da vontade que tem em melhorar este sector a Metodologia por ele usado choca se com os resultados desejados (as pessoas ainda não sabem se prevenirem das doênças)! ele tem tomado meditas e apondato erros no sistema, e daí?

Enfim, Como é que o Governo não consegue colocar jovens no campo? quando as ONGs tem colocado jovens por 5 oumais anos a trabalharem no campo! Há estratégia conjuntural para isso?

Pense comigo

Governo vai pedir ao parlamento introdução de uma emenda ao Código Comercial

O governo vai solicitar ao parlamento a introdução de uma emenda ao Código Comercial, a fim de melhorar o ambiente de negócios do país, soube a macauhub em Maputo junto da Confederação das Associações Económicas de Moçambique.

O parlamento ou Assembleia da República reúne-se a partir de 2 de Outubro para a sua segunda sessão anual de 45 dias sendo de prever que na ordem de trabalhos conste o pedido de autorização legislativa apresentado pelo governo para rever o Código Comercial.
Uma fonte do Ministério da Indústria e Comércio disse entretanto que "a claúsula a ser alterada tem a ver com a exigência do capital mínimo", que será anulada deixando de haver qualquer limite mínimo para o capital social.

Actualmente, o capital mínimo para a constituição de uma sociedade em Moçambique é de 20 mil meticais, ou cerca de 833 dólares.

Em 2004, o governo moçambicano procedeu à revisão do Código Comercial e informatizou os seus serviços, o que permitiu a redução do tempo de espera para a constituição de empresas, sendo actualmente necessário menos de uma hora.
(macauhub) - 30.09.2008 veja aqui http://macua.blogs.com