Páginas

12 novembro 2010

Sera que os caudilhos Angolanos querem retornar `a guerrilha em resposta ao absolutismo do poder vitalicio deste pais?

O governo angolano confirmou esta quinta-feira à BBC a ocorrência de um ataque em Cabinda, contra uma coluna de veículos transportando trabalhadores chineses da Sonangol.

No ataque, que teve lugar na região de Dinge na segunda-feira, foram mortos dois militares do grupo que fazia a protecção da coluna.
Este ataque já foi entretanto reinvindicado pela Frente de Libertação do Estado de Cabinda, FLEC, leal ao seu fundador Nzita Tiago.
Mas, o secretário de Estado para os Direitos Humanos, Bento Bembe, atribui o ataque a elementos "terroristas" e "delinquentes".
Bento Bembe condenou ainda o ataque e negou qualquer retaliação das Forças Armadas Angolanas.
Violência
Testemunhas dão conta da destruição de pelo menos uma viatura onde seguia uma equipa de protecção de uma empresa de prospecção chinesa ao serviço da petrolífera estatal Sonangol, na região de Dinje.
Estes incidentes levaram a Sonangol a suspender na terça-feira os trabalhos de pesquisa e prospecção de petróleo na região.
Cabinda já tinha sido palco de violência em Janeiro passado, quando foi atacado o autocarro da selecção togolesa que ia participar no Campeonato Africano das Nações e no qual morreram duas pessoas e nove ficaram feridas.
Este incidente ocorreu poucos dias antes dos 35 anos da independência de Angola, que se comemoram esta quinta-feira.

Mocambique para todos citando BBC – 11.11.2010

Nenhum comentário: